Artigos
Volta às aulas: por que as crianças pequenas tendem a ser priorizadas
Quem deve voltar à escola primeiro: crianças pequenas ou adolescentes? Eis uma das tantas questões sobre a retomada das aulas presenciais, seja lá quando for.
Com o novo coronavírus à espreita, ninguém espera que meninos e meninas de 4 ou 5 anos sigam à risca as orientações de segurança, mantenham distância dos coleguinhas e permaneçam de máscara o tempo inteiro. Se é para garantir o cumprimento das regras de proteção, melhor optar pelos alunos das séries mais avançadas. Mas não é isso que tem ocorrido em todos os países.
O assunto foi tema de um webinário da Fundação Getúlio Vargas neste mês. À luz da experiência internacional, a representante da UNESCO no Brasil, Marlova Noleto, destacou alguns dos cuidados na reabertura das escolas.
Em geral, as aulas têm recomeçado em áreas menos afetadas pela covid-19, em dias e horários alternados, com turmas reduzidas. A opção por uma etapa ou outra busca justamente reduzir os riscos de contágio.
Leia também: Volta às aulas presenciais: data segue indefinida
Marlova chamou atenção para uma questão pedagógica que também está sendo considerada em paralelo às preocupações sanitárias: crianças, quanto menor a idade, parecem menos propensas a participar das aulas remotas. Quem tem filhos pequenos sabe muito bem disso. Sem falar, no caso de creches e pré-escolas, que a reabertura libera pais e mães para o trabalho.
Países como Dinamarca e Noruega privilegiaram justamente as turmas iniciais, contou Marlova. O mesmo foi feito em Madri, na Espanha, acrescentou o diretor da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI) no Brasil, Raphael Callou.
Recentemente, ao tratar da reorganização do calendário escolar de 2020, o Conselho Nacional de Educação (CNE) fez recomendações sobre o ensino remoto para creches e pré-escolas. A principal delas é que os educadores estabeleçam um canal de comunicação com pais ou responsáveis, a quem devem orientar sobre o que fazer no período sem aulas presenciais.
Leia também: Volta às aulas na Dinamarca não leva a aumento de casos de Covid, diz estudo
“A ênfase deve ser em proporcionar brincadeiras, conversas, jogos, desenhos”, diz trecho do parecer do CNE. Os conselheiros sugerem que as creches e pré-escolas preparem material didático impresso ou que enviem áudios ou vídeos com orientações concretas para as famílias. Exemplo: dicas sobre como ler textos em voz alta para engajar os filhos nas atividades de leitura.
O período de isolamento é também de superação. A retomada das aulas presenciais dará oportunidade às escolas para recuperar o tempo perdido − e os sistemas de ensino já discutem como fazer isso. Por ora, professores, pais e alunos devem fazer o que for possível, da melhor maneira. Sim, um passo de cada vez.
Quer receber mais conteúdos como esse? Clique aqui para assinar a nossa newsletter. É grátis!
Demétrio Weber
Demétrio Weber é jornalista, mestre em Direitos Humanos, Cidadania e Violência e criador do blog Educa 2022. Como repórter nos jornais O Estado de S. Paulo e O Globo, entre 1995 e 2015, especializou-se na cobertura de educação. Foi também assessor de imprensa e consultor da UNESCO no Brasil.
VER PERFILAviso de conteúdo
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita. O site não se responsabiliza pelas opiniões dos autores deste coletivo.
Veja Também
Especialista explica o que está por trás dos protestos das crianças no Roblox
Manifestação virtual foi realizada nos ambientes de jogos, depois que a empresa anunciou mudanças que restringiam o chat, para tornar...
Você é o “cérebro da casa”? Como a carga mental tem adoecido as mães
Pesquisas mostram que as mulheres seguem responsáveis pela maior parte do trabalho invisível, mesmo quando trabalham fora. Reconhecer essa divisão...
FIV impulsiona recorde de maternidade solo entre mulheres de 40 anos. É o seu caso?
Mulheres que decidem ter filhos, sem ter necessariamente um companheiro para realizar esse sonho em conjunto, têm recorrido à reprodução...
Projeto de Lei pretende priorizar férias dos pais com férias escolares. O que falta para ser aprovado?
Proposta em tramitação no Congresso pretende dar prioridade a trabalhadores para tirar férias no mesmo período das férias escolares, mas...






