3 receitas ‘plant based’ descomplicadas e baratas para o lanche das crianças

Sugestões são do livro “Receitas para Mudar o Mundo”, que trazem dicas assinadas por chefs e ativistas veganos, para uso em diferentes ocasiões

337
Criança em frente a um prato de vegetais
Incentive a criançada a comer de maneira mais saudável através de receitas plant based
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

Já não sabe mais o que inventar de cardápio para a criançada neste período de férias? O livro “Receitas para Mudar o Mundo” traz dicas que seguem a premissa ‘plant based’, de valorizar os alimentos naturais, fáceis de fazer e indicadas para diferentes ocasiões, como lanches, piqueniques, cineminha… Os pratos são assinados por 10 chefs e ativistas veganos que visam ajudar os pequenos e suas famílias a desenvolverem uma alimentação mais saudável no dia a dia. 

“Achamos super justo ajudar os pais nessa missão de que é possível sim fazer lanches saudáveis, práticos e sem gastar muito e, o melhor de tudo, contribuindo com o meio ambiente e passando esse exemplo para os pequenos ”, diz Alex Soderberg, diretora de marketing, co-fundadora da Naveia, marca de leite vegetal de aveia, e criadora de uma das receitas do livro.

A criação do livro contou também com a ajuda da equipe de médicos e nutricionistas parceiros do Pro Criança Cardíaca, que aprovou todas as receitas, e de Laura Ohana, pediatra, nutróloga pediátrica e especialista em veganismo na infância, que acompanhou todo o processo.  “Comemos todos os dias e nosso prato é feito de muitas escolhas. Então, por que não escolher aquilo que nutre o corpo e também o planeta?” completa Alex. A seguir, confira três receitas do livro, que está disponível gratuitamente neste link. 

LEIA TAMBÉM:

Receita bombom de chocolate

Bombons de Energia*

Uma bomba de sabor (e mais nutritiva do que um brigadeiro!). Essa receita é tão versátil que pode ser adaptada com o que você tiver em casa: não tem manteiga de amendoim? Vale qualquer outra manteiga de oleaginosas, tipo tahine. Não gosta de chocolate? Pode trocar por castanhas ou nozes. Só não esqueça da tâmara (que dá ótima liga e um docinho natural sem precisar de açúcar). 

Ingredientes: 

  • 10 tâmaras sem caroço 
  • 03 colheres sopa de manteiga de amendoim 
  • 01 colher de sopa de sementes de chia 
  • 04 colheres de sopa de aveia em flocos finos 
  • 40g de chocolate meio amargo sem leite ou ½ xícara de castanhas ou nozes

Modo de preparo: 

1. Junte todos os ingredientes num processador. Se não tiver um processador, é só cortar as tâmaras e o chocolate em pequenos pedaços uniformes.

 2. Misture tudo até virar uma massa. 

3. Forme bolinhas e pronto. 

*Por Alexandra Soderberg, co-fundadora da Naveia, apaixonada por culinária plant-based e autora de um livro de receitas usando PANCs (Plantas Alimentícias Não Convencionais) encontradas nos parques de Berlim – um projeto dedicado a integrar mulheres imigrantes depois da crise dos refugiados de 2015.

Pão de Beijo*

Precisa de ocasião pra um lanchinho gostoso desses? Perfeito pro café da manhã, pra aquela fome fora de hora, pra levar na viagem… Aproveita que ele é prático de congelar e capriche em uma porção bem generosa.

Ingredientes: 

  • 02 xícaras de batata inglesa ou aipim amassado (tipo purê)
  • 1 e ½ xícara de polvilho doce ½ xícara de polvilho azedo 
  • 05 colheres de sopa de azeite 
  • 06 colheres de sopa de água morna 
  • ½ colher de chá de açafrão (opcional)
  • Sal e orégano a gosto

Modo de preparo:

1. Misture tudo, menos a água. 

2. Aos poucos vá juntando a água, até a massa ficar homogênea e sem grudar na mão (se achar que ficou seco, pode colocar um pouquinho mais de água do que diz a receita). 

3. Faça pequenas bolinhas e asse em forno pré aquecido a 200ºC (ou na Airfryer).

Dica nutricional: se quiser aumentar o teor de proteína nesse lanche, basta trocar a batata ou o aipim por grão de bico cozido e bem amassadinho.

Por Mônica Buava, mãe da Marina, sócia do Pop Vegan Food, restaurante vegano e uma das diretoras na Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) que, entre outras iniciativas, lidera a Segunda Sem Carne.

“Queijadinha” de laranja

Sim, isso mesmo, uma queijadinha sem queijo – e com muito sabor e textura. Ela veio para mostrar como é delicioso e infinito o reino vegetal.

Ingredientes

  • 02 laranjas (raspas e suco) 
  • ¼ de xícara de fubá 
  • ¼ de xícara de farinha de aveia ou farinha de trigo integral) 
  • 2 xícaras de açúcar mascavo ou demerara 
  • ½ xícara de amido de milho
  • 1 e ½ xícara de leite vegetal de aveia 
  • 01 pitada de sal

Modo de preparo:
1. Numa tigela, misture o leite de aveia com o amido e as farinhas. Reserve. 

2. Leve ao fogo o suco e as raspas de laranja com o açúcar e uma pitada de sal, misturando até o açúcar se dissolver por completo. 

3. Adicione nessa panela a mistura do leite com as farinhas aos poucos, sempre mexendo até engrossar.

4. Distribua o preparado em forminhas de silicone. Leve ao forno a 180 ºC por uns 30 minutos (até ficarem douradas). 

5. Para finalizar, pincele as queijadinhas com um pouco de óleo de coco na hora de servir para ficarem brilhantes. 

  • Por Luisa Mafei, mãe do Gael, formada na Le Cordon Bleu, cozinheira vegana e criadora de conteúdo. Luisa também é colunista na Folha de São Paulo com a coluna “Terra Vegana”.

LEIA TAMBÉM


Gostou do nosso conteúdo? Receba o melhor da Canguru News semanalmente no seu e-mail.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui