Artigos
‘Quero propor um movimento para aplaudir os pais que vestem a camisa’
Em uma pesquisa realizada há mais de uma década e publicada pelo Instituto Avon, enquanto 63,3% das mulheres disseram que são as principais responsáveis por cuidar dos filhos, apenas 16% disseram que essa tarefa é dividida com o parceiro.
Hoje, em pleno 2023, será que essa estatística mudou? Eu acredito que sim, mas ainda há muito o que se fazer. E antes que você continue lendo esse texto, eu preciso que você se despida do pensamento de que “participar ativamente é mais do que uma obrigação do pai”, pois eu e você sabemos muito bem disso.
Basta olhar nos próximos dias o desabafo que várias mães irão fazer no final de semana do Dia dos Pais. Nesta data, que para mim deve ser sim celebrada, comemorada e lembrada com todas as pompas a que tem direito, vários perfis e blogs estarão “descendo a lenha” nos pais ausentes – e com todo direito e razão.
Uma data em que a gente deveria celebrar a importância da participação ativa dos pais na criação, educação e desenvolvimento dos filhos é sempre marcada por uma revolta e por uma luta de várias mães que não têm nenhum (ou muito pouco) tipo de suporte por parte dos pais nesta jornada.
LEIA TAMBÉM:
Eu, como pai, entendo perfeitamente essa situação e esse protesto massivo que acontece na internet, especialmente próximo ao Dia dos Pais. Entretanto, quero propor um movimento oposto.
Quero propor um movimento positivo, de engajar e aplaudir aqueles que vestem a camisa da paternidade de verdade, que jogam no mesmo time de suas parceiras e que entram em campo, diariamente, em prol do bem-estar de suas famílias.
Se você tem um parceiro assim ao seu lado, incentive, mostre a ele o quanto você o admira como pai, como marido, e o quanto isso é importante para você, para as crianças e para o relacionamento.
Nesse Dia dos Pais, eu te convido a marcar o seu parceiro neste post com uma mensagem positiva, uma mensagem de incentivo e agradecimento pelo paizão que ele é para os filhos de vocês. Tenho certeza que ele ficará muito feliz e orgulhoso com tal reconhecimento.
Feliz Dia dos Pais.
*Este texto é de responsabilidade do colunista e não reflete, necessariamente, a opinião da Canguru News.
[mc4wp_form id=”26137″]
Fernando Dias
Fernando Dias é pai da Duda e da Gabi, e padrasto do João. Trabalha como administrador de empresas, palestrante, escritor e fundador do curso “Vou ser pai. E agora?”. Saiba mais sobre ele em @conexaopaterna e no site www.vouserpai.com.br
VER PERFILAviso de conteúdo
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita. O site não se responsabiliza pelas opiniões dos autores deste coletivo.
Veja Também
Especialista explica o que está por trás dos protestos das crianças no Roblox
Manifestação virtual foi realizada nos ambientes de jogos, depois que a empresa anunciou mudanças que restringiam o chat, para tornar...
Você é o “cérebro da casa”? Como a carga mental tem adoecido as mães
Pesquisas mostram que as mulheres seguem responsáveis pela maior parte do trabalho invisível, mesmo quando trabalham fora. Reconhecer essa divisão...
FIV impulsiona recorde de maternidade solo entre mulheres de 40 anos. É o seu caso?
Mulheres que decidem ter filhos, sem ter necessariamente um companheiro para realizar esse sonho em conjunto, têm recorrido à reprodução...
Projeto de Lei pretende priorizar férias dos pais com férias escolares. O que falta para ser aprovado?
Proposta em tramitação no Congresso pretende dar prioridade a trabalhadores para tirar férias no mesmo período das férias escolares, mas...






