Quando algo não cai bem

146
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Lucas Penchel
Lucas Penchel: “O exame tem um índice de acerto de 100% quando o resultado é positivo, o que facilita o diagnóstico e o tratamento”.

Mal-estar, coceira, manchas vermelhas, dor de cabeça, diarreia, vômito e fraqueza. Esses sintomas — que mais parecem com aqueles de doenças causadas por vírus e bactérias — podem surgir em algumas pessoas após ingerir alimentos aparentemente inofensivos, como um pãozinho ou um copo de leite. Nesses casos, é provável que o paciente sofra de intolerância, alergia ou hipersensibilidade alimentar (veja o quadro). Embora as causas que levam a esses três distúrbios sejam variadas, muitas vezes eles surgem ainda na barriga da mãe. “É possível fazer um tratamento pré-concepcional preventivo, com uma dieta de desintoxicação sob medida para cada mulher e a retirada de determinadas substâncias que possam prejudicar o desenvolvimento do aparelho digestivo do futuro feto”, explica o endocrinologista e nutrólogo Lucas Penchel. Isso vale especialmente no caso de pais que sofrem com um ou mais distúrbios, já que os fatores genéticos devem ser considerados.

Para identificar intolerância, alergia ou hipersensibilidade, são indicados exames laboratoriais, de sangue ou por outros métodos, sempre sob a orientação de um especialista. “O exame tem um índice de acerto de 100% quando o resultado é positivo, o que facilita o diagnóstico e o tratamento”, afirma Penchel. Já nos casos de resultado negativo, o paciente deve continuar fazendo testes clínicos, baseados na exclusão de determinados grupos alimentares, para identificar o que está causando o desconforto.

Entenda os distúrbios

›› INTOLERÂNCIA: É geralmente causada por uma deficiência enzimática. O corpo do indivíduo não produz de maneira adequada um ou mais grupos de enzimas essenciais para a digestão da lactose, da proteína, da gordura ou do amido. Os sintomas mais comuns são diarreia, cólica e distensão abdominal.

›› ALERGIA: Depende de fatores imunológicos e consiste em uma disfunção aguda de reações imediatas, o que significa que em até 24 horas após o contato com o alimento o portador já apresente os sintomas. As principais reações são coceira na pele e na região da boca e o surgimento de placas vermelhas quentes e dolorosas pelo corpo.

›› HIPERSENSIBILIDADE: É uma reação exagerada do sistema imunológico, que percebe determinada substância — a exemplo do glúten, proteína presente em cereais como trigo, centeio e cevada — como um corpo estranho que ameaça o organismo. Em geral, há ação de um componente genético que torna a pessoa mais sensível e predisposta a desenvolver o distúrbio. Os principais sintomas são dor de cabeça, dor abdominal, vômito e diarreia.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui