Artigos
Professor é aquele que ama
Outubro é o mês do professor. Aquele que ensina, que partilha, que tem paixão por pessoas. Para educar, é necessário saber escutar. Ouvir o que não é dito, acolher a dor, aplacar a ansiedade, prevenir ou mediar violências. Mas, há a parte boa: testemunhar crescimento, descobertas, criar laços para o resto da vida.
Educar exige coragem. Mas, também exige amor. Amor pelo outro, pela docência, amor pelo que faz. Os professores marcam a vida das pessoas.
Sou filha de professores. Recordo-me da minha mãe, fazendo cadernos de planos de aula, desenhando nas folhas, pensando qual seria a melhor forma de ensinar a leitura. Ela era alfabetizadora, presenciava este momento mágico, onde a criança descobre o mundo da escrita e começa a viajar nas histórias dos livros.
LEIA TAMBÉM: Professor de educação infantil deve ser altamente qualificado
Meu pai também era professor. Depois de casado e já com filhos, enfrentou a faculdade. Se tornou educador por propósito, conseguiu se formar, passou em concurso público e lecionou até se aposentar.
Educar é decisão, é missão, é escolha. A gente não escolhe a educação, ela é que escolhe a gente! Educador mesmo, nunca perde a esperança, não desanima com a desvalorização, não dá ouvido aos que dizem pra ele largar tudo e escolher coisa melhor.
Porque, para o educador, o melhor mesmo é educar.
A todos os educadores, que insistem bravamente em continuar educando, um abraço carinhoso, um reconhecimento por tudo e uma homenagem especial.
LEIA TAMBÉM: Unicef promove ‘obrigadaço’ para professores nas redes sociais
[mc4wp_form id=”26137″]
Priscila Pereira Boy
Pedagoga, escritora e palestrante. Educadora parental. Diretora da Priscila Boy Consultoria e do movimento @familias-conectadas.
VER PERFILAviso de conteúdo
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita. O site não se responsabiliza pelas opiniões dos autores deste coletivo.
Veja Também
Porque você deveria esperar 5 segundos antes de dar uma bronca no seu filho (a ciência explica)
Quando a criança dá uma resposta atravessada, os adultos interpretam como malcriação ou falta de respeito. Mas, muitas vezes, é...
8 nomes de meninos curtos, únicos e modernos para sair do óbvio
Selecionamos nomes masculinos curtos, atuais e pouco comuns. A lista é para quem busca escolhas que tenham significados especiais, com...
A gente já sabia, mas, pela primeira vez, OMS define o que é bem-estar materno e conclui: sobreviver não basta
Novo marco, publicado na renomada revista científica The Lancet, muda a forma de olhar para a maternidade e reconhece que...
Sou mãe de adolescente e tem 5 coisas que eu faço para me manter próxima dela
Nesta fase, é comum que os filhos busquem sua individualidade e que precisem de mais espaço para entender quem são...






