Artigos
Médica faz alerta sobre perda de peso na infância: saiba quando isso pode indicar alguma doença
Não é comum que a criança perca peso na infância. “Como a criança está sempre crescendo, o normal é ela ganhar peso, e não perder”, alerta a endocrinologista Lorena Lima Amato. Ela diz que há exceções, como uma virose ou infecção, quando a criança perde o apetite e come mal durante alguns dias, podendo portanto emagrecer. Mas se não existe doença aguda aparente e a criança emagrece, a orientação é procurar o médico para investigar o motivo da perda de peso.
Segundo Lorena, um dos sinais do diabetes, por exemplo, é a criança emagrecer mesmo apresentando muito apetite e, muitas vezes, comendo acima do normal. Algumas doenças tireoidianas também apresentam a mesma característica.
Algumas das causas da diminuição de peso na infância podem ser:
- Hipertireoidismo
- Diabetes
- Causas psicológicas como anorexia ou depressão
LEIA TAMBÉM:
A perda de peso na infância geralmente indica algum problema de saúde. Por isso a visita anual ao pediatra é muito importante. Uma maneira de verificar a perda de peso é fazer uma comparação do peso atual com aquele que foi registrado anteriormente.
“Tem um mito que se refere ao estirão, ou seja, quando a criança está entrando na adolescência e cresce rápido e dizem que, com isso, a perda de peso é normal. Isso não é verdade. Com o crescimento, a criança pode parecer visivelmente mais magra, mas não é normal a diminuição de peso na balança”, alerta Lorena.
De acordo com a endocrinologista, com o aumento hormonal de testosterona nos meninos e estrogênio e progesterona nas meninas, há um aumento natural de massa muscular, gordura subcutânea, retenção hídrica, aumento de mamas e de quadril, por exemplo.
“Além disso, a própria estatura aumenta, não é mesmo? Tudo isso acaba levando a um ganho de peso, embora pelo fato de a criança estar mais alta, parecer o contrário. Caso a balança indique realmente uma queda significativa no peso, o melhor a se fazer é marcar uma consulta com o médico para uma correta avaliação”, orienta a especialista.
[mc4wp_form id=”26137″]
Canguru News
Desenvolvendo os pais, fortalecemos os filhos.
VER PERFILAviso de conteúdo
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita. O site não se responsabiliza pelas opiniões dos autores deste coletivo.
Veja Também
Especialista explica o que está por trás dos protestos das crianças no Roblox
Manifestação virtual foi realizada nos ambientes de jogos, depois que a empresa anunciou mudanças que restringiam o chat, para tornar...
Você é o “cérebro da casa”? Como a carga mental tem adoecido as mães
Pesquisas mostram que as mulheres seguem responsáveis pela maior parte do trabalho invisível, mesmo quando trabalham fora. Reconhecer essa divisão...
FIV impulsiona recorde de maternidade solo entre mulheres de 40 anos. É o seu caso?
Mulheres que decidem ter filhos, sem ter necessariamente um companheiro para realizar esse sonho em conjunto, têm recorrido à reprodução...
Projeto de Lei pretende priorizar férias dos pais com férias escolares. O que falta para ser aprovado?
Proposta em tramitação no Congresso pretende dar prioridade a trabalhadores para tirar férias no mesmo período das férias escolares, mas...








