Oscar 2023: conheça os indicados na categoria animação

Filmes selecionados podem ser vistos no streaming ou no cinema. Festa de premiação ocorre no dia 12 de março

8880
Cena da animação Fera do Mar
Fera do Mar é uma das animações candidatas ao Oscar
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos EUA divulgou na terça-feira (24) a lista de filmes indicados ao Oscar 2023. Na categoria de Melhor Animação em longa-metragem cinco títulos concorrem à estatueta dourada, cuja festa de premiação ocorre no dia 12 de março, em Los Angeles (EUA).

Entre os finalistas estão os filmes: “Pinóquio de Guillermo Del Toro”, “Marcel the Shell with Shoes On”, “Gato de Botas 2: O Último Pedido”, “A Fera do Mar” e “Red – Crescer é uma Fera”.

Disponíveis em plataformas de streaming ou nos cinemas, as animações, além de divertir e entreter, podem ajudar os pais a iniciar conversas importantes com os filhos. “Ao ver os personagens de um desenho animado passando por momentos difíceis, ou vivendo alguma tristeza, a criança pode se sentir à vontade para falar sobre algo que sentiu”, afirma a psicóloga Bianca Ferreira Laranjeiras, do Marista Escola Social Ecológica. Esse distanciamento da história que está passando na TV ou no cinema auxilia que os pais e responsáveis possam perguntar ao filho se ele já passou por isso ou se já viu alguma situação semelhante, complementa ela. 

O essencial para que esse diálogo seja criado, é que os responsáveis criem um ambiente favorável em que todos possam assistir a algo juntos, ao invés de cada um ver seus filmes no celular, de forma individualizada. “Essas memórias também vão contribuir para o acolhimento dos assuntos conversados”, reforça a psicóloga. Veja a seguir a lista de indicados ao Oscar 2023 na categoria animação.

Pinóquio, de Guilherme Del Toro

O boneco e o um grilo falante são os principais personagens da história, que continua com a mesma base original, em que o nariz do personagem cresce, a cada mentira contada, porém a essência da mensagem muda. O filme ensina um pouco sobre liberdade e aceitação e sobre não aceitar situações de opressão. Disponível na Netflix.

O Gato de Botas 2 – O Último Pedido

Neste longa, o gato descobre que sua paixão pela aventura cobrou o preço: por conta de seu gosto pelo perigo e pelo desrespeito à segurança pessoal, ele queimou oito de suas nove vidas. Com apenas uma vida restante, o gato precisa pedir ajuda para uma antiga parceira – que atualmente é sua rival e inimiga mortal, Kitty Pata Mansa – para continuar vivo. Em exibição nos cinemas.

Red – Crescer é uma Fera

A protagonista de Red se transforma em um panda vermelho gigante toda vez que sente uma forte emoção. A animação da Pixar fala sobre a adolescência e todas as suas mudanças, sendo uma boa contribuição para os familiares que estão com crianças próximas a este período. Disponível no Disney +.

A Fera do Mar

A história retrata um mundo em que monstros marinhos povoam os oceanos e a tarefa de eliminá-los é heroica. É nessa realidade que os caminhos de Maisie, uma órfã cheia de energia que perdeu ambos os pais para uma criatura marítima, e Jacob, um jovem e talentoso marinheiro, se encontram para viver suas aventuras. Disponível no Netflix.

Marcel the Shell With Shoes On

O filme “Marcel, a concha de sapatos”, em tradução livre, é uma concha de um centímetro de altura, que calça tênis e vive com sua avó Connie e seu fiapo de estimação, Alan. Antes parte de uma extensa comunidade de conchas, eles agora vivem sozinhos como os únicos sobreviventes de uma misteriosa tragédia. A vida dessa pequena família muda quando um documentário sobre eles é publicado e surge uma chance de reencontrar a família perdida. Em exibição nos cinemas.

LEIA TAMBÉM:

Gostou do nosso conteúdo? Receba o melhor da Canguru News semanalmente no seu e-mail.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui