Artigos
Morre Daniel Azulay, artista plástico e desenhista; ele foi infectado pelo novo coronavírus

O artista plástico e desenhista Daniel Azulay, que foi colunista da Canguru News, morreu nesta sexta-feita (27), aos 72 anos. Azulay tratava uma leucemia e, segundo sua família, contraiu o novo coronavírus. Ele estava internado em uma clínica no Rio de Janeiro havia duas semanas.
Azulay ficou muito conhecido do público por participar de programas televisivos infantis entre as décadas de 70 e 2000. Sua criação mais famosa é a “Turma do lambe-lambe”, grupo de personagens que protagonizaram quadrinhos e estrelaram um programa de TV que ficou no ar por mais de dez anos e tinha apresentação do próprio Azulay.
O artista participou de outros programas de televisão ao longo dos anos, nos quais influenciou muitas gerações ao falar de arte para o público infantil e incentivar as crianças a usarem a imaginação para desenhar. Ele também ensinava como fazer brinquedos de sucata e conscientizava sobre a importância da conservação do meio ambiente.
Leia também: Quarentena: veja que cuidados tomar com os bebês e as crianças em casa
Em entrevista à Canguru, em 2017, ele destacou a importância do desenho na vida das crianças (você pode ler a entrevista clicando aqui):
“Desenhar na infância é fundamental, porque permite o desenvolvimento do universo de representação e a aglutinação do processo cognitivo. A criança desenha o que sente, o que pensa, o que sabe, o que aprende. Explica uma história com um desenho. Criança que não desenha passa a infância em branco.”
Azulay ainda pintava, escrevia e ilustrava livros infantis, além de ser músico. Em 2018, ele recebeu um prêmio pela sua carreira no Troféu HQMIX, tradicional premiação de quadrinhos brasileiros. Nos últimos anos, vinha ensinando desenho para as crianças pela internet.
- Quando a escola machuca: por que alunos negros ainda sofrem três vezes mais bullying?
- Você sabe o que os pais millennials estão fazendo que pode mudar o mundo?
- O erro comum que quase todo adulto comete diante de uma picada de escorpião em crianças
- Os 3 aplicativos para controlar o uso de telas que podem salvar a rotina digital da sua família (e devolver sua paz)
- O dia em que Felipe viu o “mamá novo” da mãe e algo inesperado virou conversa sobre corpo, maternidade e mudança
Heloisa Scognamiglio
Jornalista formada pela Unesp. Foi trainee do jornal O Estado de S. Paulo e colaboradora em jornalismo da TV Unesp. Na faculdade, atuou como repórter e editora de internacional no site Webjornal Unesp e como repórter do Jornal Comunitário Voz do Nicéia. Também fez parte da Jornal Jr., empresa júnior de comunicação, e teve experiências como redatora e como assessora de comunicação e imprensa.
VER PERFILAviso de conteúdo
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita. O site não se responsabiliza pelas opiniões dos autores deste coletivo.
Veja Também
Apenas 1 em cada 20 crianças e adolescentes cumprem estas três recomendações fundamentais para o desenvolvimento
Metanálise global com mais de 387 mil jovens revela que a maioria não segue orientações consideradas essenciais para obter melhores...
Você sabe o que são os 9 minutos “mágicos”?
Teoria baseada em estudos de neurociência viralizou na internet. Para especialista, faz sentido e funciona, mas está longe de ser...
Seu jeito influencia o jeito que seu filho aprende
Sempre imaginei que incentivo, afeto e boas oportunidades fossem o trio principal. Mas, lendo um estudo publicado no Journal of...
Invisibilidade, não: OMS publica diretrizes inéditas sobre infertilidade e isso muda tudo
Em documento histórico com 40 recomendações, a Organização Mundial da Saúde (OMS) classifica a infertilidade como prioridade de saúde, pede...






