Artigos
10 melhores destinos do país para viajar com as crianças nas férias
Nas férias de final e início de ano, muitas famílias aproveitam alguns dias de folga para viajar em busca de descanso, diversão e momentos especiais com os filhos. Cada vez mais, destinos pelo Brasil inteiro têm investido em experiências acolhedoras, boa infraestrutura e atrações para todas as idades — o que torna as viagens com crianças muito mais práticas e agradáveis.
De acordo com uma pesquisa do Booking, os destinos nacionais continuam liderando as listas de desejo dos viajantes: 83% dos usuários apontaram cidades brasileiras como favoritas, um crescimento de 15% em relação a anos anteriores.
A seguir, reunimos os 10 melhores destinos para viajar em família nestas férias, com base em levantamentos feitos nas principais plataformas de turismo do país — Trivago, Booking, Tripadvisor e ASSIST CARD. Confira a lista e inspire-se para planejar a sua próxima aventura em família!
1 – Fortaleza – CE
A capital foi um dos destinos mais procurados pelos brasileiros em 2020 e segue em alta para 2021! Ideal para viagens em família, o local tem uma orla extensa, que permite evitar aglomerações, com paisagens paradisíacas e muita tranquilidade. A cidade conta com ótima estrutura urbana, restaurantes para preços e gostos variados e pontos turísticos históricos, como o Mercado Central. Pertinho de Fortaleza (27 km) fica um dos maiores parques aquáticos do Brasil, o Beach Park, que tem atrações mais tranquilas, como o “Acqua show” – passeio em boias infláveis que inclui o despejo de água por um balde gigante – , e outras radicais como o “Insano” – um tobogã de 43 metros de altura. Para as famílias com mais tempo e orçamento, vale cogitar outras viagens para outros destinos cearenses, famosos por suas belezas naturais, como Cumbuco, Jericoacoara e Canoa Quebrada.
2 – Maceió – AL
Maceió é conhecida como o “Caribe Brasileiro”, pelas praias de água cristalina e piscinas naturais. O passeio de jangada é uma das atrações principais da praia de Pajuçara, uma das mais concorridas da orla da cidade – e as crianças adoram subir na embarcação feita com troncos de madeira, para andar ao sabor do vento ( e do barqueiro). No calçadão dessa praia, ha quiosques e quadras de esportes na mesma altura em que se encontram os hoteis do outro lado da avenida. O Parque Municipal de Maceió, inaugurado em 1978, pode ser uma boa opção de passeio para levar a criançada e conhecer espécies como jacarés-de-papo-amarelo, frangos d’água, tatus bola, cágados, cobras e preguiças, entre outros animais. O estado alagoano também tem outras opções de praias com piscinas naturais e mais desertas, como Maragogi, a cerca de 125 km de Maceió, e praia do Patacho, em torno de 100 km da capital.
3 – Porto de Galinhas – PE
A cerca de uma hora da capital pernambucana, Porto de Galinhas tem opções que costumam agradar a família inteira. São mais de 15 quilômetros de praias que oferecem trechos fortes, com ondas para o surfe, e outros calminhos, excelentes para longos banhos. Na praia do centro de “Porto”, estão as famosas piscinas naturais e os passeios de jangada para chegar até elas, mas outras praias do local, como Muro Alto – uma enorme piscina natural que deve ser visitada na maré baixa e oferece diversos esportes náuticos como passeio de caiaque e stand up paddle mergulho –, e o Pontal de Maracaípe, onde ocorre o encontro do rio com o mar, também merecem a visita. O passeio de bugue “ponta a ponta” é uma boa maneira de conhecer essas e outras praias locais. Lojas de artesanato, restaurantes, sorveterias e outros comércios deixam o centrinho agitado à noite, uma ótima pedida para um passeios.
4 – Campos do Jordão – SP
Passear por Campos do Jordão é como visitar um pedaço da Europa escondida em São Paulo! O destino é conhecido pelas casas de madeira em estilo alpino e embora seja mais procurado no inverno, também se mostra uma ótima opção de lazer no verão, quando o movimento é menor e mas não por isso menos interessante. Entre os adultos, Campos é famosa por seus restaurantes e ótimos vinhos e cervejarias locais. Para os pequenos, a cidade oferece diversas opções ao ar livre que permitem andar e correr à vontade em contato com a natureza. No Parque Amantikir, localizado antes do portal de entrada da cidade, há 700 espécies de plantas espalhadas em 60 mil metros quadrados da área. Além dos 26 jardins, o labirinto, certamente, é o principal atrativo para a garotada, que pode ser perder à vontade entre as paredes verdes de 2,2 m de altura. Além disso, também é possível conhecer parques temáticos da região, como o Centro de Lazer Tarundu, que oferece arvorismo, tirolesa e tantas outras atividades radicais para divertir a todos! Para completar, vale conhecer as lojas de chocolate na Vila Capivari, no centro da cidade, ou mesmo pequenas fábricas como a Chocolate Araucária, para observar a produção do doce, conhecer a sua história e, melhor de tudo, provar a guloseima.
5 – Salvador – BA
A primeira capital do Brasil não poderia ficar de fora da lista de melhores destinos para conhecer em família. Pontos turísticos como o Pelourinho e Centro Histórico podem ser explorados com as crianças, para conhecer um pouco mais o bairro mais antigo da cidade, cujas casas e prédios de arquitetura barroca e fachadas coloridas costumam encantar a todos. Dentre as muitas igrejas da cidade, a Basílica Nosso Senhor Bonfim, além de sua beleza e arquitetura em estilo rococó, pode ser mais interessante para as crianças pelas fachada repleta de fitinhas coloridas que enfeitam o local. Há ainda pontos turísticos históricos, como o Elevador Lacerda e o Farol da Barra, boas comidas, praias maravilhosas e muito alto astral na capital soteropolitana! O Museum for the Children, ou Museu para Crianças, em tradução livre, é visita obrigatória, ao unir ciência, cultura e lazer em um espaço totalmente dedicado aos pequenos. Há salas com réplicas de dinossauros, garrafas que produzem redemoinhos, ambientes com bolhas de sabão, criatório de jabutis, biblioteca e até casa na árvore. Um dos destaques é o canto que simula uma feira, com frutas e verduras, máquinas registradoras, dinheiro de mentira, cestas e balanças. Ainda, no jardim há balanços, cordas que imitam teias de aranha e roldanas para os pequenos subirem e caminharem.
LEIA TAMBÉM: Viagem em família
6 – Gramado – RS
Assim como Campos do Jordão, Gramado também conta com uma arquitetura inspirada nos países europeus, se tornando um destino ideal para quem deseja fugir das praias! O destino propicia um passeio divertido e educativo, por meio de seus pontos turísticos e parques temáticos. Um destaque vai para o Mini Mundo, um parque a céu aberto com réplicas de diversas construções do mundo todo, só que 24 vezes menor. Tanto as crianças quanto os adultos vão amar a experiência!
7 – Rio de Janeiro – RJ
De beleza indiscutível, a cidade maravilhosa conta com belas praias e pontos turísticos conhecidíssimos, como Cristo Redentor, Pão de Açúcar e a Escadaria Selarón. Seu litoral já foi retratado em novelas, filmes, músicas, livros e poemas, tornando a cidade um cartão de visita do Brasil.
8 – Ilhabela – SP
O destino perfeito para quem procura recarregar as energias em contato com a natureza pertinho de São Paulo. O diferencial da cidade são suas opções em ecoturismo, como trilhas, mergulhos e cachoeiras. Lá também é possível aproveitar passeios de barcos a vela e cruzeiros.
9 – Capitólio – MG
Cada vez mais popular entre os viajantes, Capitólio fica a menos de 300km de Belo Horizonte. Cheia de belezas naturais, a pequena cidade mineira é rica em atividades e passeios ao ar livre. Cachoeiras, lagos, cânios e cascatas são só algumas das atrações fantásticas que você e sua família poderão curtir!
10 – Bombinhas – SC
O mar calmo do litoral catarinense é um convite para quem gosta da prática de mergulhos! Sem dúvidas, é um dos melhores destinos para famílias que curtem trilhas e paisagens paradisíacas com águas cristalinas. No Morro do Macaco, uma das atrações do lugar, é possível ter uma vista completa da cidade e apreciar um pôr do sol de tirar a fôlego!
LEIA TAMBÉM: Vai dar para viajar de avião (com segurança) no fim do ano?
Michele Custódio
Jornalista formada pela Unesp, tem experiência na redação de temas como Saúde, Ciência e Cultura. Atualmente, pesquisa sobre Educomunicação, Marketing e Acessibilidade.
VER PERFILAviso de conteúdo
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita. O site não se responsabiliza pelas opiniões dos autores deste coletivo.
Veja Também
3 móveis que acompanham o crescimento das crianças
Versáteis e funcionais, as peças de mobiliário que se adaptam às diferentes fases da infância e duram mais tempo. O...
3 filmes e séries sobre maternidade que vão mexer com você por dias
Uma seleção de histórias que apostam no desconforto, na ambivalência e na exaustão emocional para falar de culpa, medo e...
Criança que não escuta histórias pode deixar de aprender 1,4 milhão de palavras na infância
Estudo mostra que crianças que não recebem leitura em voz alta até os 5 anos deixam de ouvir cerca de...
Você sabe o que pode acontecer com seu filho em dias muito quentes?
Com previsão de temperaturas em alta para diversas regiões do Brasil neste fim de semana, especialistas alertam: bebês e crianças...






