Viagem em família

Mesmo com a pandemia, continuamos planejando viagens – esse é um dos programas favoritos da família e nosso orçamento familiar respeita isso

900
Viagem em família: Imagem mostra mapa mundi, um avião de brinquedo e uma bússola
Nas viagens, sempre há o momento para compras, mas como parte do passeio e não o objetivo final
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

Nessa quarentena, uma das coisas que mais estou sentindo falta é de viajar. Pela minha atividade profissional como professor, palestrante e consultor, acabo viajando bastante a trabalho. Viagens mais curtas, viagens mais longas. Mas não são essas viagens que estão me fazendo
mais falta. Sinto muita falta são das nossas viagens em família.

Viajar sempre foi uma paixão minha e da minha esposa. No nosso casamento, a viagem de lua de mel foi tão planejada quanto a cerimônia e a festa. Depois do casamento, um final de semana sem compromissos profissionais transformava-se em uma oportunidade para uma pequena viagem. Quantos lugares maravilhosos conseguimos conhecer!

Quando a Maria Eduarda nasceu, uma nova possibilidade se abriu. Agora poderíamos viajar em família. E foram muitas as viagens. Primeiro para perto de Belo Horizonte, depois as distâncias foram se ampliando. A primeira ida dela à praia foi uma viagem em família inesquecível. Dia nublado no Rio de Janeiro não impediu que nos divertíssemos a valer!

Depois vieram as viagens para o exterior, oportunidade rara para que ela pudesse conhecer novas culturas. E a Duda teve a chance de conhecer muitos lugares históricos. E ficava toda contente quando voltava de uma aula do colégio e dizia que a professora tinha falado de tal museu ou tal monumento que ela já conhecia. E logo corria pra separar o álbum ou fotos daquela viagem para mostrar para os colegas.

Ela sempre participou de todas as etapas da viagem. Do planejamento – quando escolhemos a hospedagem, os restaurantes e os passeios – à execução. Acreditamos que a viagem pode começar bem antes do embarque.

Leia também: 6 destinos para viajar com crianças

Em algumas das viagens é claro que havia momentos para compras. Mas como parte da viagem e não objetivo da mesma. E as compras aconteciam dentro daquilo que havia sido combinado. Tentamos aproveitar a oportunidade para adquirir algo que estejamos precisando
ou alguma oportunidade local.

Depois veio o João Pedro. Mais um viajante para nossa família. A primeira viagem dele mais distante foi para o Beto Carrero. Ele adorou. Trouxe um mapa do parque e mostrava para todo mundo. Quando passava um anúncio do parque no canal a cabo, ele chamava todo mundo. E falava dos brinquedos que tinha mais gostado. E que quer voltar lá.

Em resumo, aqui em casa, somos todos viciados em viajar. É um dos programas favoritos da família.

E nosso orçamento familiar respeita isso!

Nesse ano, tínhamos uma viagem em família muito aguardada e planejada para o final de maio. Veio a pandemia e acabamos transferindo a viagem para o mês de novembro. Mas já sabemos que ela poderá acontecer somente em 2021 com a chegada da vacina.

Mesmo assim continuamos planejando nossas viagens. Neste final de semana, fomos para um hotel fazenda que está cumprindo todos os protocolos de segurança. E em dezembro, se a situação permitir, iremos para Porto de Galinhas.

E você, o que mais gosta nas viagens em família?

Leia também: Viagem a Barcelona: 4 lugares imperdíveis para ir com as crianças

Quer receber mais conteúdos como esse? Clique aqui para assinar a nossa newsletter.

Carlos Eduardo Costa
Carlos Eduardo Freitas Costa é pai de Maria Eduarda e do João Pedro. Tem formação em ciências econômicas pela UFMG, especialização em marketing e em finanças empresariais e mestrado em administração. É autor de diversos livros sobre educação financeira para adultos e crianças, entre os quais: 'No trabalho do papai' e 'No supermercado', além da coleção 'Meu Dinheirinho'. Saiba mais em @meu.dinheiro

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui