Artigos
‘Minha mãe sempre foi um grande exemplo para a minha vida financeira’
Embora as mães tenham um dia em que recebem muitas homenagens – o Dia das Mães, comemorado sempre no segundo domingo de maio – nenhuma delas é suficiente para mostrar a importância de uma mãe na vida de seus filhos!
Minha mãe, Eliana Costa, sempre foi um grande exemplo para a minha vida financeira. Pelos seus erros e acertos. Exemplo de pessoa trabalhadora. Começou a vida como professora. Quantas vezes a acompanhei nas escolas onde ela dava aula. Como gostava de cozinhar, começou a atuar como articulista de culinária em um jornal de grande circulação nos finais de semana em Belo Horizonte, o Jornal de Casa. E o que fazia uma articulista de culinária? Escrevia uma coluna que publicava receitas para serem utilizadas pelas donas de casa. Era um sucesso.
Um precursor dos programas de culinária, que são tão populares hoje em dia. A diferença era o meio de divulgação. Das receitas para os cursos de culinária foi um pequeno salto. Passou a dar cursos sobre temas variados: tortas, carnes, salgados. Como eu adorava assistir as aulas e principalmente participar da degustação ao final. Tinha uma didática incrível. Bem prática. Acho que aprendi muito com ela e hoje procuro ter a mesma didática em minhas aulas.
Em uma das visitas que ela fazia a São Paulo, convidada por um fabricante de produtos alimentícios, conheceu uma nova técnica de conservação de alimentos: o congelamento. Foi pioneira em Belo Horizonte. Montou cursos sobre congelamento e pouco depois começou a produzir pratos prontos congelados. Foi muito bem sucedida.
Quando passei no vestibular e ingressei no curso de Economia, me tornei sócio dela. Enfrentamos juntos os períodos de hiperinflação e dos planos econômicos. Já quase chegando à casa do sessenta, foi atrás de um grande sonho. Passou no vestibular e acabou se formando em turismo. Hoje já aposentada e continua empreendendo. Faz lindos bordados e utiliza, com a ajuda da neta, as redes sociais para vender suas obras.
Minha mãe me ensinou ao longo da vida a importância do trabalho e como ele é o caminho para nossa realização.
Mãe, muito obrigado pelo seu exemplo! Queira Deus que eu também possa ser um exemplo para os meus filhos!
Leia também: Empreender é só para quem tem dinheiro?
[mc4wp_form id=”26137″]
Carlos Eduardo Costa
Carlos Eduardo Freitas Costa é pai de Maria Eduarda e do João Pedro. Tem formação em ciências econômicas pela UFMG, especialização em marketing e em finanças empresariais e mestrado em administração. É autor de diversos livros sobre educação financeira para adultos e crianças, entre os quais: 'No trabalho do papai' e 'No supermercado', além da coleção 'Meu Dinheirinho'. Saiba mais em @meu.dinheiro
VER PERFILAviso de conteúdo
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita. O site não se responsabiliza pelas opiniões dos autores deste coletivo.
Veja Também
Mesmo após aprovação da “Lei Felca”, poucos pais conhecem ferramentas para proteger as crianças na internet
Levantamento inédito, feito com 1800 pais, mostrou que apenas 36% já ouviram falar sobre as novas regras do ECA Digital....
Por que o possível aumento da mortalidade infantil no mundo também diz respeito ao Brasil
Depois de 25 anos de queda contínua, relatório global acende alerta de risco de retrocesso na saúde das crianças. Vacinação,...
Pisca-pisca de Natal encantam as crianças, mas exigem cuidados importantes para evitar acidentes
Choques, queimaduras e até incêndios podem acontecer quando as decorações não são instaladas corretamente. Especialista alerta para riscos e dá...
Você sabia que 90% dos acidentes com crianças e adolescentes poderiam ser evitados, com medidas simples?
Em entrevista exclusiva, pediatra aponta mudanças simples que fazem a diferença na prevenção e podem salvar vidas






