Diante do mar, uma criança se sente tão pequenina. Porém, perto de uma formiga, ela pode ser gigante! O tamanho é relativo, como descobriu Alice ao mergulhar no País das Maravilha, Gulliver ao desembarcar em Lilliput e em Brobdingnag, ou a turma do Sítio do Picapau Amarelo, quando encontraram a chave do tamanho.
Na coluna deste mês, destaco dois lançamentos que jogam novas luzes na intrigante questão do tamanho.
Em O livro das palavras grandes e dos desenhos pequenos, o casal Alexandre de Castro Gomes e Cris Alhadeff nos surpreende o tempo todo, desde o título. Epaminondas, com seu nome comprido, é um rato bem pequeno. Já Afonsão é um sujeito tão pequeno que cabe dentro de uma garrafa de dois litros. E as ilustrações, que geralmente ocupam tanto espaço, neste livro são miudinhas, e podem até mesmo se esconder no meio das letras!
Eu sua obra, o escritor e ilustrador Alexandre Rampazo gosta de explorar a questão do espaço e das distâncias. Seu novo livro, Imensamente pequeno, direciona o olhar para a questão do tamanho e sua relatividade. O protagonista do livro é um menino que sente algo crescendo dentro do peito e se pergunta que tamanho tem o mundo. Os objetos, os cheiros, os sonhos e as histórias: será que tudo isso cabe dentro de um livro?
Ficha Técnica:
O LIVRO DAS PALAVRAS GRANDES E DOS DESENHOS PEQUENOS. Texto de Alexandre de Castro Gomes, ilustrações de Cris Alhadeff. Editora Saberes e Letras (selo do grupo Paulinas), 2021.
Ficha técnica:
IMENSAMENTE PEQUENO. Texto e imagens de Alexandre Rampazo. Editora Leiturinha, 2021.
Sobre os autores:
Alexandre de Castro Gomes, carioca, é professor e escritor com mais de 40 livros publicados.
Cris Alhadeff, carioca, é ilustradora, designer e criadora de estampas.
Alexandre Rampazo, paulista, é um dos mais premiados autores da literatura infantil contemporânea.
Leia também: Livros que são como música para os olhos