Livros em braille, com histórias de Dorinha, serão doados a bibliotecas e escolas públicas

Fundação Dorina Nowill para Cegos e Instituto Mauricio de Sousa lançam a coleção “Dorinha pelo Brasil - Inclusão sem barreiras", para ensinar sobre diversidade e acessibilidade; serão distribuídos cinco mil kits impressos contendo livros em braille e audiolivros

340
Kit de livros acessíveis sobre Dorinha e a Turma da Mônica
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

Dorinha, a primeira personagem com deficiência visual da Turma da Mônica, acaba de ganhar uma nova coleção, com histórias acessíveis, em que sai desbravando as diversas regiões brasileiras, acompanhada por seus amigos Mônica, Cascão, Magali e Cebolinha. “Dorinha pelo Brasil – Inclusão sem barreiras” tem como objetivo disseminar as variadas expressões culturais brasileiras para crianças e adolescentes cegos e com baixa visão, além de sensibilizar as pessoas sobre a importância da inclusão e do respeito às diferenças.

A coleção é fruto de um projeto da Fundação Dorina Nowill para Cegos e do Instituto Mauricio de Sousa, que traz dez novos títulos, sendo cinco em braille, com fonte ampliada e audiodescrição, e outras cinco histórias em audiolivro.

“O Brasil tem particularidades únicas e muitas curiosidades que merecem ser conhecidas e cada vez mais valorizadas. Dorinha, personagem criada por Mauricio de Sousa em homenagem à nossa líder da Inclusão, D. Dorina de Gouvêa Nowill, vai nos ajudar nessa missão. Ela simboliza a inclusão e o respeito às diferenças e vai colaborar para disseminar a riqueza cultural brasileira a crianças e adolescentes cegos e com baixa visão de todo o país, além de famílias e o público em geral”, explica o superintendente executivo da Fundação Dorina Nowill para Cegos, Alexandre Munck.

Em cada edição das histórias impressas, Dorinha descobre uma região brasileira, suas características geográficas, costumes e tradições, por meio da culinária, folclore e, principalmente, com as brincadeiras. Já nos audiolivros, um conto local é narrado pelas personagens da turminha: Mapinguari, Mãe d’Agua e a Gralha Azul são algumas das parlendas que ganham vida nas vozes das personagens.

A coleção será distribuída gratuitamente para bibliotecas, escolas públicas e organizações sociais cadastradas pela Fundação Dorina, a fim de atender as crianças com alguma deficiência visual e também ensinar a diversidade para todos os alunos, contribuindo assim para diminuir barreiras e preconceitos sobre os limites de atuação da pessoa cega ou com baixa visão.

“Quando conheci a Dorina Nowill pessoalmente, percebi uma energia que me contagiou de imediato. Energia que procurei passar ao criar uma personagem baseada nela. Agora, essa personagem vai levar importantes ensinamentos sobre a inclusão na série de historinhas que mostrará o quanto o Brasil é grande e cheio de descobertas”, enfatiza o desenhista Mauricio de Sousa.

Maleta da coleção

Cada kit contém: cinco livros tinta-braille impressos, cinco CDs com audiodescrição dos livros, um CD com os cinco títulos audiolivros, marca-página em braille, embalados em uma maleta. Foram aproximadamente 25 mil livros impressos e cinco mil audiolivros gravados.

Para garantir plena acessibilidade às crianças com deficiência visual, os livros no formato tinta-braille contam também com audiodescrição das personagens, falas e ambientação das histórias. Já as versões feitas especificamente em audiolivros possuem efeitos sonoros lúdicos, buscando estimular diferentes sentidos no leitor.


LEIA TAMBÉM:


Gostou do nosso conteúdo? Receba o melhor da Canguru News semanalmente no seu e-mail.

Verônica Fraidenraich
Editora da Canguru News, cobre educação há mais de dez anos e tem interesse especial pelas áreas de educação infantil e desenvolvimento na primeira infância. É mãe do Martim, 9 anos, sua paixão e fonte diária de inspiração e aprendizados.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui