Artigos
Literatura para crianças e adolescentes é o foco de congresso internacional online
Começa hoje o “1º Congresso Internacional de Literatura para Crianças e Jovens: crítica, estética e ensino”, bem como a “3ª Jornada da Literatura de Infância”. O evento irá reunir pesquisadores, estudantes e interessados em literatura e crítica literária num encontro virtual que visa discutir contos, poesias e outras narrativas voltadas ao público infantil e juvenil nas mais diversas modalidades, como a oral, escrita, digital e ilustrada.
Ao longo dos próximos três dias – 22, 23 e 24 – estão programados simpósios e mesas-redondas e uma conferência com convidados nacionais e internacionais, entre escritores, ilustradores, professores e outros profissionais qu atuam no universo da literatura infantil e juvenil.
Leia também: 8 livros que ajudam a conversar sobre a pandemia com as crianças
Entre os palestrantes internacionais, estão Evelyn Arizpe, professora da “University of Glasgow” (Reino Unido), presidente da International Research Society for Children’s Literature (IRSCL), que trabalha na área de Literatura e Letramento Infantil há mais de 25 anos; Cecília Bajour, professora professora de Letras na Universidade de Buenos Aires e professora titular da disciplina de Literatura Infantil e Juvenil na Universidade Nacional de San Martín (Argentina); Ana Margarida Ramos, professora de disciplinas da área da Literatura para a Infância, da Universidade de Aveiro (Portugal) e Bernardo P. Carvalho, escritor português, designer e ilustrador de livros para crianças e jovens português.
Leia também: 4 livros digitais explicam os marcos motores nos bebês e sua relação com doenças raras
O escritor mineiro e colunista da Canguru News, Leo Cunha, que já publicou mais de 60 livros, entre literatura infantil e juvenil, crônicas e poesia, também participará do congresso.
“Acredito que estes eventos são uma grande oportunidade de debate, reflexão e atualização para professores, autores, editores e todos que se interessam pelo riquíssimo universo da literatura infantil. Por ser transmitido de forma remota, vai permitir o acesso a muitas pessoas que não poderiam acompanhar as mesas de forma presencial”, disse o escritor.
Leo estará presente na mesa-redonda “O livro infantil e juvenil: mediações”, que, acredita ele, abordará a trabalho dos professores – que são na prática os grandes mediadores de leitura num país como o nosso – e também outras formas de mediação de leitura nas bibliotecas, clubes de leitura, eventos literários e outras iniciativas que buscam ampliar o contato das crianças e jovens com a literatura.
Leia também: Para ler com os seus filhos: Em pé de guerra
O evento é organizado pelo pós-graduação em literatura e crítica literária da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), que contará ainda com outros palestrantes nacionais. Entre eles, Sidnéia Aparecida Chagas, uma das fundadoras e mediadoras de leitura da Biblioteca Comunitária Caminhos da Leitura, na região de Parelheiros (SP); e João Anzanello Carrascoza, escritor de literatura brasileira contemporânea, que já publicou mais de 40 livros; Raquel Matsushita, escritora, designer e ilustradora; e Maria Auxiliadora Fontana Baseio, professora no mestrado interdisciplinar em Ciências Humanas da Universidade de Santo Amaro (UNISA) e na Faculdade Rudolf Steiner (FRS- São Paulo); pós-doutora em Estudos Portugueses e Lusófonos no Instituto de Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho, Portugal.
Serviço:
1º Congresso Internacional de Literatura para Crianças e Jovens: crítica, estética e ensino e 3ª Jornada da Literatura de Infância
Dias 21, 22 e 23 de setembro de 2020
Evento online e gratuito
Acesse aqui a programação completa do congresso.
Leia também: 5 livros infantis para você baixar e ler já para as crianças
Quer receber mais conteúdos como esse? Clique aqui para assinar a nossa newsletter. É grátis!
Verônica Fraidenraich
Editora da Canguru News, cobre educação há mais de dez anos e tem interesse especial pelas áreas de educação infantil e desenvolvimento na primeira infância. Tem um filho, Martim, sua paixão e fonte diária de inspiração e aprendizados.
VER PERFILAviso de conteúdo
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita. O site não se responsabiliza pelas opiniões dos autores deste coletivo.
Veja Também
Férias, sono virado e adolescentes: até onde é normal?
Entender o ritmo do corpo do seu filho e apostar em acordos pode minimizar o estresse nas férias
O calor tá aí — e o risco de intoxicação alimentar em crianças também. Saiba como evitar
Alimentos expostos ao calor podem parecer inofensivos, mas escondem perigos importantes. Nutricionista explica o que oferecer, o que evitar e...
5 resoluções possíveis (e reais) para viver 2026 em família
Do desafio de reduzir o tempo de tela aos encontros na natureza, algumas metas simples podem fortalecer vínculos, saúde e...
Por que essas 3 séries de livros estão fazendo crianças e adolescentes largarem as telas
Leves, divertidas e cheias de identificação com o universo infantil e juvenil, essas séries mostram que o gosto pelo hábito...






