Jogos de imaginação

    103
    Buscador de educadores parentais
    Buscador de educadores parentais
    Buscador de educadores parentais

    Quando a gente pensa em livro-brinquedo, a primeira coisa que vem à cabeça são aquelas obras cheias de pop-ups, coisas de puxar, dobrar, girar… Mas nem sempre é assim. Alguns livros infantis trazem outros tipos de brincadeiras, mais ligadas ao olhar, à fantasia e ao enigma. É o que acontece com dois livros recém-chegados ao mercado: Uniforme, de Tino Freitas e Renato Moriconi, e Bola vermelha, de Vanina Starkoff.


    uniforme

    UNIFORME. 
    Texto de Tino Freitas, imagens de Renato Moriconi.
    Edições de Janeiro, 2015.
     

    Uniforme traz a história de um sujeito chamado Clóvis, que não gosta muito de ser diferente. Pelo contrário: ele se sente mais à vontade quando fica parecido com os outros. A história é bem simples, mas construída de forma poética e criativa pela dupla de autores. Lembrando aqueles livros do tipo Onde está Wally?, cada página traz o coitado do Clóvis tentando se camuflar no meio da multidão. Mas seu talento para camaleão não é tão forte assim… Resultado: o leitor, seja criança, seja adulto, vai se deliciar com as páginas-enigmas enquanto torce para Clóvis encontrar uma saída para seu dilema. O livro é uma delícia de ler aos filhos ou com os filhos. Ou simplesmente de observar a criança puxando, dobrando e girando… a imaginação. 

    SOBRE OS AUTORESTino Freitas nasceu no Ceará e mora em Brasília. Já publicou cerca de vinte livros para crianças e jovens. É também músico e compositor. Renato Moriconi é paulista de Taboão da Serra, um ilustrador muito premiado e autor de livros sem texto como Bárbaro.

     

     

     bola vermelha

    BOLA VERMELHA.
    De Vanina Starkoff.
    Editora Pulo do Gato, 2015.
     

    O jogo que encontramos em Bola Vermelha é, de certa forma, parecido com o criado por Tino e Renato. Aqui temos também uma história de adivinhações baseadas nas imagens e nas formas. Mas, desta vez, quem se transforma não é o personagem, e sim uma bola vermelha encontrada por ele. O leitor acompanha o personagem a cada passo e descobre (junto ou antes dele) que aquela bola vermelha pode ser muitas coisas. A brincadeira envolve, sutilmente, noções como tamanho e distância, muito adequados ao leitor iniciante. E quando eu digo “leitor”, pode ser uma criança que ainda não aprendeu a ler, pois Vanina bolou um livro quase sem palavras — tem um “opa” aqui, um “oh” ali, mais algumas interjeições. Fora isso, é o que chamamos de livro sem texto. Mas muito contexto.

    SOBRE A AUTORA: Vanina Starkoff é uma ilustradora argentina com prêmios e exposições em diversos países.

     

     

     

    Leo Cunha e os filhos Andre e Sofia


    Leo Cunha é escritor e publicou mais de 50 livros, como Vira-lata (Ed. FTD) e ABCenário (Ed.Autêntica). Recebeu os principais prêmios da literatura infantil brasileira, como Jabuti, Nestlé e João-de-Barro. Na Canguru, dá dicas de livros para crianças.

    contato   [email protected]

    DEIXE UM COMENTÁRIO

    Por favor, deixe seu comentário
    Seu nome aqui