Olivia faz a postura da árvore e João, a posição de lótus: melhora na concentração da dupla ajudou nos estudos. Foto: Victor Schwaner |
Quando os adultor procuram os centros de ioga, estão atrás de aumento da concentração, flexibilidade e controle da ansiedade, entre outros benefícios. O que muitos pais estão descobrindo é que os pequenos também podem se beneficiar da técnica que, estima-se, surgiu na Índia há mais de 5 000 anos. “A ioga traz para as crianças uma maior consciência do corpo, facilita sua forma de se relacionar, ensina a relaxar e melhora a autoestima, a respiração, a postura e o sono”, afirma a pedagoga, psicóloga e especialista em formação de professores em ioga Gangadhara Saraswati. “Faz ainda com que elas resgatem o contato com seu mundo interior, distanciando-se do mundo tecnológico em que vivem.”
Para cativar esse público tão cheio de energia, são necessárias, é claro, abordagens mais lúdicas. A professora de ioga infantil do instituto Satyananda, Beatriz Gomes Silveira, traz elementos como o trabalho em grupo, que facilita a integração e o relacionamento com os colegas, e jogos cooperativos de atenção, que estimulam a sociabilidade e a criatividade dos iogues mirins. “A música é um excelente instrumento auxiliador, uma maneira de conduzir um momento mágico, trazendo para dentro das crianças a essência da ioga”, diz.
Coordenação motora
As aulas são adaptadas de acordo com a idade dos alunos. Para os menores, de 4 a 7 anos, que se encontram na fase do mito, são usadas brincadeiras, jogos, fantasias e desafios. As posições realizadas são inspiradas em animais ou elementos da natureza. “A posição do leão é muito legal, adoro fazer porque me traz felicidade”, conta Olivia, de 7 anos, que pratica ioga há mais de um ano, com seu irmão, João, de 9. “Eles ficaram mais concentrados e, consequentemente, melhoraram nos estudos”, comemora a historiadora Isabela Guerra, mãe da dupla.
Com 4 anos, Júlia, filha da artista plástica Flávia Carvalho, garante que não perde as aulas de ioga por nada. “Eu fico sempre muito empolgada”, afirma. Ela começou a praticar os movimentos há seis meses e sua mãe já notou uma evolução. “Sua coordenação motora mudou muito”, comemora Flávia. “A ioga passou a ser uma atividade essencial na vida dela.” Todos os especialistas concordam que o importante é criar uma atmosfera acolhedora que encoraje os pequenos a relaxar e se divertir. “Assim eles desenvolvem não apenas força, coordenação, flexibilidade e equilíbrio, mas consciência, foco e autoconfiança”, resume a professora de ioga e terapeuta ocupacional da Casa Ideia, Nara Reis de Meneses.
Onde praticar e saber maisCASA IDEIA. INSTITUTO ARAVINDA MIRIAM AMORIM E EMÍLIO REZENDE. MIRI PIRI. SATYANANDA YOGA CENTER. |