Todo mundo sabe que é fundamental lavar as mãos para evitar o contágio pelo novo coronavírus, mas hidratar a pele também é importante. O uso em excesso de sabonete, detergente e álcool gel deixa as mãos e os braços ressecados e tem provocado até bolhas na pele das crianças (e também de adultos).
O alerta é da dermatologista Lídia Poppe, brasileira que mora na Alemanha e foi eleita uma das três melhores profissionais da área pelo Euroderm Excellence. “Nas últimas semanas, vi muitas crianças com eczema de mão porque elas lavam, lavam e não hidratam, o que acaba irritando a pele, diz Lídia, que é mãe de três filhos pequenos. Ela diz que o problema atinge principalmente crianças com tendência a dermatite atópica, alergias, rinite alérgica e asma. “Logo depois de lavar as mãos é importante hidratar com cremes à base de glicerina, ectoina ou bisabolol”, sugere Lídia.
Embora cautelosa quanto ao uso de soluções caseiras para cuidados com a pele e com os cabelos, Lidia indica algumas combinações que não oferecem grandes riscos. Para hidratar os cabelos, óleo de coco pode ser muito útil. “É fácil de achar e de aplicar, dando um bom resultado”, explica.
Leia também: Quarentena: veja que cuidados tomar com os bebês e as crianças em casa
Dicas de esfoliantes e máscaras para hidratar a pele
Para os adultos, ela também dá dicas de esfoliantes para a pele, como a simples mistura de mel com açúcar. Basta mexer os dois ingredientes e fazer pequenos movimentos circulares no rosto, colo e pescoço. “Peço que não usem limão, porque o risco de queimadura se houver exposição ao sol é grande”, adverte. Outra dica para uma boa máscara é a mistura de aveia com água batida rapidamente no liquidificador. Além disso, o uso direto da folha de babosa ou aloevera como máscara caseira também pode ser realizado sem grandes problemas
.
Lídia conta que na Alemanha, as soluções caseiras também fazem sucesso. É comum usarem a cebola para cuidar de picada de insetos. “Além de calmante, a cebola é anti-inflamatória”, diz a dermatologista. Outro segredo dos alemães é o uso de vinagre de maçã para micose nos pés. Esta última dica, no entanto, Lídia diz que não deve ser recomendada a crianças.Ela chama a atenção das mães também para que não usem os seus produtos nos filhos sem indicação profissional. “Porque algo que é benéfico para os adultos pode ser proibido ou controverso em crianças”, afirma.
Leia também: Alimentação das crianças: dicas para seu filho comer melhor durante a quarentena
Quer receber mais conteúdos como esse? Clique aqui para assinar a nossa newsletter.