Entenda como a Covid-19 pode afetar a gestação

Esposa do DJ Alok deu à luz a segunda filha do casal prematuramente depois de complicações causadas pela infecção por SARS-Cov-2. Episódio serve de alerta para outras grávidas

554
Saiba como a covid-19 pode afetar a gestação – e veja cuidados a tomar; ; médico examina barriga de grávida que está deitada na maca
Gestantes que tiveram covid-19 devem ter uma atenção maior por parte do médico
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

Por Nicola Ferreira, da Agência Einstein – Na última semana, a esposa do DJ Alok, Romana Novais, deu à luz, em parto prematuro, ao segundo filho do casal, a menina Raika. O nascimento, que estava previsto para o começo de janeiro, ocorreu de forma antecipada por conta de complicações da Covid-19 sofrida por Romana – o casal anunciou estar contaminado dois dias antes do nascimento.

“A Covid-19 pode ter impacto na saúde da mãe e do feto, principalmente quando a gestação está no último trimestre”, explica o ginecologista Eduardo Zlotnik, do Hospital Israelita Albert Einstein. Segundo um estudo realizado por pesquisadores do Hospital Infantil da Filadelfia, nos Estados Unidos, gestantes contaminadas pelo SARS-Cov-2 tendem mais a serem internadas e intubadas em comparação a não-gestantes.

LEIA TAMBÉM: Bebê de mãe infectada nasce com anticorpos da covid-19, mas sem a doença

Como é o acompanhamento de grávidas com Covid-19?

Gestantes que foram infectadas pelo Sars-Cov-2 devem ter uma atenção maior por parte do médico, principalmente quando estão no terceiro trimestre de gravidez. Não há mudança no tempo em que a gestante fica de quarentena, que são de 10 a 14 dias”, explica Zlotnik.

Todo o pré-natal deve ser seguido normalmente e é necessário que médico e gestante fiquem atentos ao surgimento de sintomas leves ou mais graves. Caso o quadro da paciente no último trimestre se agrave e seja necessária a internação e, em casos mais graves a intubação, pode-se considerar a realização de um parto de emergência para evitar problemas  como anomalias na frequência cardíaca fetal.

LEIA TAMBÉM: Está grávida? Tome cuidado com anti-inflamatórios

Na sala de parto

Em emergências médicas ou em partos no período certo, há cuidados extras em razão da pandemia.

“No Einstein, se a mãe estiver positivada, ela é enviada a uma sala de isolamento. Em casos de parto normal, não há circulação da equipe por outras dependências. Em cesáreas, assim que acabar o parto os profissionais vão embora imediatamente”, conta o ginecologista Zlotinik.

Ainda na sala de parto, a mãe já entra em contato direto com o bebê. Fora as restrições normais, como possíveis problemas na saúde do recém-nascido, a nova mamãe já pode segurar seu filho. O pai também está autorizado a ficar dentro da sala de parto com a mãe.

Pós-parto

A mãe é encaminhada a um quarto com pressão negativa. Ela fica sob os cuidados de equipe já treinada para cuidar de casos de pacientes com coronavírus.

“No quarto, a mãe pode ficar com o pai da criança e o bebê, criando uma bolha. Após os dias necessários de isolamento e se estiver tudo bem com a saúde do recém-nascido, ela pode sair do hospital”, completa Eduardo Zlotnik.

LEIA TAMBÉM: Bebê nasce de embrião congelado há 27 anos nos Estados Unidos

Gostou do nosso conteúdo? Receba o melhor da Canguru News semanalmente no seu e-mail.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui