Seu filho está engordando na pandemia? Saiba o que fazer para ajudá-lo

Isso pode parecer uma bobagem agora, mas, dependendo do nível de apego à comida, pode ser um primeiro passo para a criança se tornar um adulto obeso

798
Se seu filho está comendo demais, como esse garoto da imagem que está em cima de um banco com a geladeira aberta escolhendo algo para comer, veja atitudes para ajudá-lo e assim evitar que ele engorde nesta pandemia
Ao perceber que a criança está exagerando na comida, procure descobrir o que está havendo. Se ela está agitada, entediada ou com saudade dos amigos, por exemplo
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

Tenho ouvido muitas mães relatarem que o filho está comendo demais neste período de quarentena, muito mais do que antes e que isso está gerando excesso de peso e comportamentos compulsivos diante da comida. 

Estamos com um grande desafio em nossas mãos. Sei que o momento é difícil, estamos completamente fora da rotina. Temos que trabalhar, cuidar da casa, das aulas online e ainda sorrir, mas a situação é preocupante e precisamos olhar para isso. 

É importante entender que as crianças estão estressadas, ansiosas e temerosas. Embora não pareça, suas emoções estão na mesma montanha-russa, senão pior que as de um adulto, pois não entendem tudo o que está acontecendo. Só sabem que “precisam” se adaptar à nova situação. São os pais em casa o dia todo, alguns desempregados, são as aulas online impostas goela abaixo, sem contar a falta de contato com os amigos. Diante deste cenário, eles podem sim estar descontado toda esta oscilação na comida, sem perceber. 

Leia também: Socorro, meu filho não para de comer nessa quarentena!

E isto pode parecer uma bobagem agora, mas não é, pois, dependendo do nível de apego à comida neste momento, este pode ser um primeiro passo para seu filho se tornar um adulto obeso. Além de proporcionar uma série de circunstancias muitas vezes incomodas para ele na vida pós pandemia. 

Então, se seu filho está comendo demais, veja algumas atitudes para romper este “padrão mental” que ele está construindo em sua mente e assim evitar que ele saia desta pandemia com uns quilos a mais:

  • Procure manter o máximo possível uma rotina, mesmo que seja diferente da que ele está acostumado a seguir. Principalmente para as refeições. 
  • Quando você perceber que ele está exagerando, perceba o que está havendo. Ele está agitado porque acabou de sair de uma partida no videogame? (isso é muito comum de acontecer). Ele está entediado por não ter nada para fazer? Ele está com saudades dos amigos? Ele está nervoso porque o clima em casa está estressante? Procure entender o que está acontecendo com ele e explique o porquê dele estar comendo assim descontroladamente. 
  • Ensine seu filho a sempre que procurar por comida, se fazer a seguinte pergunta: Eu estou com fome mesmo? Meu estomago está roncando? 
  • E se tudo mais falhar e ainda assim mesmo ele querer comer, procure oferecer alimentos pouco calóricos. 

Leia também: Alimentação saudável na quarentena: Turma da Mônica lança guia de receitas

É nossa responsabilidade lutar por um mundo mais leve e podemos começar com os nossos filhos. 

Quer receber mais conteúdos como esse? Clique aqui para assinar a nossa newsletter. É grátis! 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui