Quando Felipe Neto entrou na minha casa

Felipe Neto não é mais aquele sujeito que me dava antipatia. Ele mudou, amadureceu, pôde rever posturas

8507
Felipe Neto: o dia em que ele entrou na minha casa; na foto aparece em destaque sob desenho do game Minecraft
Na minha casa nós prevenimos e combatemos o abuso sexual infantil e a pedofilia. E eu tenho pavor de fakenews e falas tiradas do contexto
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

Confesso que tem dias que as aulas online do meu filho me tiram do sério. É computador que trava e ele me chama, é site bloqueado e a gente tem que ir lá ajudá-lo. Se tem missão mais difícil nessa vida do que criar um filho, eu desconheço. Vivendo o isolamento social então, nem se fala.

Entendo que para uma criança de 11 anos, não é nada fácil ver os dias passarem dentro de casa, na companhia de dois adultos e uma gata. Tivemos que rever posicionamentos, especialmente, em relação ao tempo de tela, acesso ao YouTube, jogos e WhatsApp.

Eu era aquela mãe que se orgulhava:

 “O meu filho não conhece nenhum desses youtubers.”

“O meu filho adora ler.”

“O meu filho já leu a coleção do Harry Potter duas vezes.”

Mas ser mãe é pagar língua diariamente e nosso dia chega.

Ele fez aniversário durante a pandemia, a festa foi online, e ele ganhou um Minecraft para jogar no computador. Até entrarmos em isolamento ele não tinha acesso diário ao computador, e só podia usar o celular durante uma hora por dia.

Ele já tinha o Minecraft no celular, mas usava pouco. Agora é diário, ele gosta do modo “criativo”, passa horas programando e pesquisando novos comandos na internet, acabou conhecendo os youtubers Jazzghost e AuthenticGames. Depois veio o Felipe Neto e tenho que confessar, eu mesma apresentei!

Leia também: Etiqueta digital: replicar informações não confiáveis em grupo de pais da escola é irresponsabilidade

Ah, gente, isso sim é cuspir para cima! Eu tinha pavor dele, era um moleque, falava muito palavrão, o conteúdo não me parecia adequado para crianças, e não era mesmo. Um dia assisti a um vídeo dele, com classificação 18+ sobre como YouTube indica vídeos de crianças para pedófilos. Eu venho, desde 2013, fazendo um trabalho de prevenção e combate à pedofilia e, cheguei a realizar, com a ajuda de muitas outras mães, dois workshops de prevenção e combate ao abuso sexual infantil. Também escrevi sobre o assunto no meu livro. Gostei muito de ver aquele posicionamento dele, revelando que, dentro da plataforma, existia uma maneira de receber somente vídeos de crianças, o que obrigou o YouTube a rever suas políticas.

Posteriormente, Felipe Neto baniu a funkeira MC Melody do seu canal. A menina tinha 11 anos, a idade do meu filho, e se apresentava com roupas sensuais. Passei a acompanhá-lo nas mídias sociais. Assisti a outros vídeos e vi que ele estava mudando e que os novos vídeos que publicava eram adequados para meu filho – uma criança de 11 anos que ama Minecraft – assistir. Lembrando que ele avisa quando o vídeo não é para crianças. Além disso, eu uso um aplicativo de controle de pais no celular e no computador do meu fillho, delimito a hora e o tempo de acesso ao Youtube e bloqueio conteúdo adulto.

Felipe Neto não é mais aquele sujeito que me dava antipatia. Ele mudou, amadureceu, pôde rever posturas. Tirou vários vídeos do ar. Hoje eu me sento no sofá e assisto a vídeos da Saga Minecraft com meu Felipe, tento entender alguma coisa sobre esse jogo, para não ficar boiando demais nas conversas. Outro dia ele me pediu uma camiseta Minecraft Felipe Neto, eu não resisti e dei.

Eu gosto de pessoas que reveem posicionamentos, que amadurecem, que pedem desculpas quando erram, que são humanas.

Isso não significa que eu concorde com tudo o que ele fala ou faz. Por isso mesmo, eventualmente assisto a um vídeo com meu filho, conversamos a respeito e não proíbo. Tudo que é proibido costuma ficar mais gostoso. Se um dia eu achar um conteúdo inadequado, vou conversar sobre isso, como meu filho merece.

Na minha casa tem muito diálogo. Na minha casa nós prevenimos e combatemos o abuso sexual infantil e a pedofilia. E eu tenho pavor de fakenews e falas tiradas do contexto. Não me sinto confortável acreditando em mentiras convenientes só porque elas vão de encontro ao que eu acredito. Mentira nunca vale a pena!

Leia também: YouTube: mais da metade de seus principais canais são feitos por ou para crianças

*Este texto não reflete, necessariamente, a opinião da Canguru News.

Quer receber mais conteúdos como esse? Clique aqui para assinar a nossa newsletter. É grátis!

12 COMENTÁRIOS

  1. Obrigada João, Rogério, Bel, Lilian, Simone, Sabrina, Ariane e Luciana por compartilharem suas opiniões conosco. Comentários e críticas construtivas, que enriquecem o debate, são muito bem-vindos! Estamos sempre abertos ao diálogo. Um abraço, Verônica.

  2. Fico Feliz quando vejo mães (e pais) dialogando e participando da vida de seus filhos. Parabéns! Fico com uma pontinha de orgulho ao ver o Felipe programando (e compartilhando seu conhecimento) dentro do Minecraft. Quando sabemos direcionar uma criança muitos ambientes podem transformar-se em ambientes de aprendizagem. O Minecraft e muitos outros jogos online são um exemplo. Mas acompanhar e vigiar sempre será necessário. Sempre cuidamos de nossos filhos na praia, no shopping e no parquinho. O mesmo precisa ser feito na internet.

  3. Conheci o Felipe Neto,através das péssimas manchetes e comentários do facebook.
    Não conhecia o canal…Apenas ouvi falar,e não gostava!
    Quando meus filhos (e olha que são 4-um de 16,um de 14-uma de 11 e o que mais assiste a Saga MiniCraft o de 05 anos),Me convidaram pra assistir,era no desafio converta um Inscrito.Adorei,muitas curiosidades,sobre diversos assuntos…Canal IN então muito divertido.
    Só parei de Assistir quando olhei todos os vidios que tem no canal.
    Concordo que ele mudou Muitooo,e graças a Deus pra Melhor kkk.
    Hoje sou Fã,assistimos na tv da sala,e as coisas que estão acontecendo,nos dá a oportunidade de discutimos naturalmente,sobre Politica,veganismo,Fakenews e tantos outros assuntos que estão acontecendo.
    Não é só um conteudo de entretenimento…É algo que nos faz chegar a assuntos que precisamos debater,conhecer a respeito.
    Conhecer o que nossos filhos consomem é nossa obrigação.
    Mudar é a melhor prova de sabedoria e a Maturidade.
    Mostrar pra eles que todos nos erramos e acertamos.Mas que sempre temos que buscar, melhorar e respeitar a todos.
    É isso que aprendemos todos os dias,e é isso que conhecer o Felipe Neto e sua trajetória tem fortlecido entre nós.
    Obrigado Felipe!!!

  4. Eu tenho 13 anos e sei que antes o Felipe n fazia conteúdo pra crianças, mas desde 2017 ele mudou muito e pra melhor, Minha mãe admira muito ele gosta da saga Minecraft com todas as suas forças kkkkkkkkkkkkkk Estamos com vc Felipe

  5. Amei a reportagem. isso mesmo. Precisamos estar próximos dos nossos filhos e acompanhar o que vêem. Estou com Kalil Gibran em Teus Filhos quando diz “pode esforçar-te para ser como eles, mas não procure fazê-los como tu, porque a vida não anda para trás e não se demora com dias passados”. Vamos em frente. Mudando capacidade de criticar, evoluindo. Acompanhando, amando e orientando nossos filhos.

  6. muito bom, amei o documentário, e é bom vc (me refiro a todos) perceber q as pessoas estão dando e mudando para o melhor de-se, cada um de nós se fizermos a nossa parte o mundo pode ser melhor, #juntoscorujas #felipeneto #Minecraft

  7. Excelente postagem. Eu sou pai de uma menina de 12 anos e um menino de 4 anos e a alguns anos atrás eu não permitia o Felipe Neto em minha casa, eu acreditava ser desnecessário para ambos os meus filhos. Eu por fora acompanhava seu progresso e como já sabemos ele mudou bastante e seu conteúdo ganhou vez aqui em casa de uma forma que eu me transformei em um fã e dou muitas risadas com o canal e acompanho suas outras redes sociais.

    • Se n for pra dar uma resposta legal sobre o documentário fique calada deixe isso dentro de vc
      Eu tenho 11 e minha mãe n gosta do Felipe mais eu espliquei q ele errou mtas vezes mais hj inovou
      Acho ele um ótimo YouTuber e amo a Saga Minecraft #felipe

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui