Artigos
Prefeitura decidirá em setembro se aulas presenciais voltam neste ano em SP
O prefeito Bruno Covas (PSDB) afirmou nesta quinta-feira (27) que a data de reabertura das escolas de São Paulo será decidida em setembro. Segundo Covas, a terceira fase do inquérito sorológico feito com alunos da cidade será realizada em setembro, o que possibilitará uma decisão sobre a reabertura escolar. “A partir dessa terceira fase, a prefeitura vai então decidir se teremos ou não retorno às aulas neste ano na cidade de São Paulo”, declarou o prefeito, admitindo que as aulas presenciais podem voltar somente em 2021.
Leia também – Justiça não autoriza abertura das escolas particulares de São Paulo em setembro
Covas ressaltou que a decisão em relação a reabertura das escolas será da área da saúde e que valerá para todas as escolas da cidade. “A partir do momento que a área da saúde decidir, vale para a rede municipal, privada e estadual. A rede municipal está preparada para qualquer que seja a decisão, seja para retomar neste ano ou no ano que vem”, afirmou.
As declarações foram feitas pelo prefeito durante a divulgação de resultados da segunda fase do inquérito sorológico. Realizada com seis mil crianças e adolescentes de 4 a 14 anos da rede municipal de ensino, essa etapa do estudo apontou que a porcentagem de alunos que possuem anticorpos contra a Covid-19 – e, portanto, já tiveram contato com o novo coronavírus – aumentou de 16,1%, na primeira fase do inquérito, para 18,3%. “Só a terceira fase do inquérito vai confirmar se trata-se de um aumento, se nós vamos estar com 19 ou 20% ou o mesmo número. Ainda é muito cedo para cravar que é um aumento da prevalência na cidade de São Paulo”, disse Covas.
Leia também – A volta às aulas no mundo
Ainda de acordo com os resultados, 69,5% das crianças e adolescentes se mostraram assintomáticos, ante 64,4% no levantamento anterior. Entre os alunos testados, 26,3% moram com idosos acima de 60 anos, sendo que o número era de 25,9% na primeira etapa. Os dados ainda apontaram que a prevalência do novo coronavírus é maior entre pretos e pardos (20%) do que em brancos (16,1%).
A terceira fase do inquérito sorológico incluirá estudantes de escolas privadas e estaduais da cidade de São Paulo além dos alunos da rede municipal de ensino.
Quer receber mais conteúdos como esse? Clique aqui para assinar a nossa newsletter. É grátis!
Heloisa Scognamiglio
Jornalista formada pela Unesp. Foi trainee do jornal O Estado de S. Paulo e colaboradora em jornalismo da TV Unesp. Na faculdade, atuou como repórter e editora de internacional no site Webjornal Unesp e como repórter do Jornal Comunitário Voz do Nicéia. Também fez parte da Jornal Jr., empresa júnior de comunicação, e teve experiências como redatora e como assessora de comunicação e imprensa.
VER PERFILAviso de conteúdo
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita. O site não se responsabiliza pelas opiniões dos autores deste coletivo.
Veja Também
Férias seguras: cuidados essenciais na praia, no clube e em passeios
Quedas, queimaduras, afogamentos e intoxicações ainda são as principais causas de internação e morte na infância. A boa notícia é...
6 dicas espertas para fazer aquela organização de fim de ano no quarto das crianças
Mais do que abrir espaço físico, deixar o quarto em ordem, retirando o que não serve mais, antes das festas...
O que vestir na virada? O significado das cores para começar o ano com boas energias
Da clássica roupa branca ao amarelo, verde ou rosa, cada cor carrega simbolismos culturais que podem inspirar famílias a escolher...
Será que você sabe o que fazer se uma água-viva queimar seu filho ?
Como o corpo é menor, a ação das toxinas liberadas pelos tentáculos pode ser mais intensa nos pequenos. Veja como...






