Eric Carle, autor de ‘Uma lagarta muito comilona’, morre aos 91 anos

Autor de mais de 70 livros infantis, Eric escrevia e ilustrava as obras, sendo um dos precursores do livro-brinquedo

568
Eric Carle
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

“Na luz da lua, segurando uma boa estrela, um pintor de arco-íris agora está viajando pelo céu noturno”. Assim escreveu a “família Carle” no texto de despedida ao escritor, ilustrador e designer norte-americano Eric Carle, que faleceu no domingo (23). Carle “faleceu pacificamente e rodeado por membros da família” em seu estúdio de verão na cidade de Northampton, em Massachusetts (EUA), aos 91 anos, informa texto publicado no site do Carle Museum, espaço fundado pelo autor, voltado à arte do livro ilustrado, principalmente, o infantil. O filho do escritor informou que a causa da morte foi falência dos rins, de acordo com matéria publicada no The New York Times.

Carle escreveu e ilustrou mais de 70 livros infantis, que venderam mais de 170 milhões de cópias e incluem clássicos como “Você quer ser meu amigo?”, 1971, “A joaninha mal-humorada”, 1977, “O artista que pintou um cavalo azul”, 2010, e “Uma aranha muito ocupada”, 2017, entre muitos outros.

O livro mais famoso de Carle, The Very Hungry Caterpillar, traduzido para o português como “Uma Lagarta Muito Comilona”, vendeu mais de 55 milhões de exemplares em todo o mundo desde seu lançamento, em 1969. Foi traduzido para mais de 70 línguas e tem, no total, apenas 224 palavras, numa história que encantou várias gerações de crianças e seus pais.

A obra traz a história de uma lagarta que nasce com muita fome e sai em busca de alimentos, comendo de tudo, inclusive, as páginas do livro que conta sua história. De tanto comer, se torna uma lagarta bem gorducha que um dia se tornará uma linda borboleta.

Livro
Imagem: reprodução de capa do livro “Uma lagarta muito comilona”, de Eric Carle

Carle também fez as ilustrações do livro, usando colagens de papéis pintados à mão, organizados em camadas que formam imagens brilhantes e alegres. A ideia era que o livro fosse também um objeto divertido de manusear e brincar. Não por acaso, o autor foi referência na criação de recursos gráficos que exploravam colagens, pinturas, papel, tecido e escultura em livros infantis, senod um dos precursores dos livros-brinquedo.

A obra da lagarta comilona foi o 16º livro mais vendido do ano em 2020. Quando questionado sobre o porquê desse livro se manter popular por tantos tempo – cinco décadas desde sua criação – Carle disse: ‘Acho que é um livro de esperança. As crianças precisam de esperança. Você, pequena lagarta insignificante, pode crescer e se tornar uma linda borboleta e voar pelo mundo com seu talento.’ Obrigado, Eric Carle, por compartilhar seu grande talento com tantas gerações de jovens leitores”.


Leia também: 3 livros sobre ansiedade e solidão para ler com as crianças


Gostou do nosso conteúdo? Receba o melhor da Canguru News semanalmente no seu e-mail.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui