Artigos
Elogios que fortalecem a criança

Às vezes, com a melhor das intenções, dizemos aos filhos que eles são muito inteligentes. Embora possa parecer positivo, esse tipo de elogio pode gerar um efeito contrário, causando insegurança e receio de não corresponder às expectativas.
A inteligência não é uma característica inata, mas sim que pode ser desenvolvida. Uma criança inteligente tem, não só conhecimentos acadêmicos e habilidades cognitivas, mas também sociocomportamentais. Entre elas, quais empatia, autonomia, responsabilidade e capacidade de se relacionar bem consigo mesmo e com os que estão ao seu redor.
“Muitos pais fazem elogios ou comentários destacando a inteligência da criança, na tentativa de enaltecê-la, mesmo quando não tem um bom desempenho. No entanto, se ela enfrenta alguma dificuldade ou percebe que não atingiu o esperado, pode ficar com medo de decepcionar os pais”, explica Carol Garrafa, especialista em neurociência e CEO da Santé. Nesse contexto, é comum que a criança finja que conseguiu atingir o desempenho apenas para que os pais não descubram que ela não é capaz e deixem de amá-la, comenta Carol.
Ela ressalta que muitos adultos que sofrem com a síndrome do impostor – pensamento que leva as pessoas a duvidarem de si mesmas e acharem que são uma fraude – podem ter tido problemas na infância, relacionados a esses elogios equivocados feitos por pais, tios, avós e professores.
O mais indicado, orienta a especialista, é elogiar o esforço, para que a criança sinta-se motivada a alcançar seus objetivos por conta própria, o que a ajuda a construir uma autoconfiança mais sólida e baseada na realidade e na sua zona de controle e influência.
“Quando falamos sobre esforço, estamos destacando algo que a criança escolhe e controla— o quanto se dedica. Já a inteligência não depende diretamente dela. Dizer ‘nossa, como você é bom nisso!’ é diferente de ‘como você se esforçou para conseguir isso!”, aponta a especialista.
Quando a criança é elogiada pelo empenho, aprende que suas conquistas são fruto do trabalho e da persistência, e não apenas de uma habilidade natural. “Valorize o empenho, a dedicação e a superação. Ensine às crianças que é o processo, e não a perfeição, que as faz crescer”, orienta Caroline.
Canguru News
Desenvolvendo os pais, fortalecemos os filhos.
VER PERFILAviso de conteúdo
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita. O site não se responsabiliza pelas opiniões dos autores deste coletivo.
Veja Também
Você sabia que 90% dos acidentes com crianças e adolescentes poderiam ser evitados, com medidas simples?
Em entrevista exclusiva, pediatra aponta mudanças simples que fazem a diferença na prevenção e podem salvar vidas
Criança que ganha celular aos 12 anos tem mais chances de depressão e obesidade
Dados foram revelados em estudo feito com mais de 10 mil adolescentes e acendem alerta para famílias
Guerreiras do K-Pop: Entenda o que levou uma escola a proibir crianças de cantarem músicas do desenho que virou febre
Direção de uma escola primária britânica enviou uma carta aos pais, explicando que os alunos não poderiam mais referir-se à...
Verão, piscina e mar: como proteger as crianças de otites?
Com mais calor, umidade e horas na água, aumentam os casos de otites externas — a famosa “otite de verão”....






