‘Crianças não aprendem com pessoas de quem não gostam’, ensinava educadora

Rita Pierson foi professora por mais de 40 anos e inspirou pais e educadores em seu TED Talk sobre o poder dos relacionamentos para o aprendizado

805
Na sala de aula, os relacionamentos construídos são fundamentais para a aprendizagem
Na sala de aula, os relacionamentos construídos são fundamentais para a aprendizagem ser efetiva
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

Rita Pierson cresceu no universo da educação, com avós e pais educadores, até que se tornou educadora também. Em sua experiência há mais de quatro décadas na profissão, certa vez ouviu de uma colega: “Eles não me pagam para gostar das crianças, me pagam para ensinar as lições”. Ao contar o caso em seu Ted Talk, Pierson discorda: “Crianças não aprendem com pessoas de quem elas não gostam”.

A palestra da educadora norte-americana no Ted Talk Educação, “Every kid needs a champion” (“Toda criança precisa de um campeão”), de 2013, foi ministrada meses antes de seu falecimento, ocorrido no mesmo ano, e aborda com muito carisma a importância dos relacionamentos para o aprendizado das crianças. Rita Pierson ilustra seus argumentos com diversos casos de sua vivência em sala de aula, ainda pertinentes e atuais. O impacto das palavras de Pierson são constantemente relembrados nas redes sociais.

De acordo com ela, para que o aprendizado de uma criança seja completo, é preciso apostar no poder das boas relações entre alunos e professores em sala de aula. Conexões construídas no processo de ensino fortalecem a criança, que sente potencial para persistir em novos aprendizados e explorar seu potencial máximo. Os educadores, nesse contexto, possuem um papel fundamental, afirma ela, e podem fazer a diferença na vida do aluno e fortalecer um vínculo que perdure por toda a vida dele.

“Ensinar e aprender deveria trazer alegria. Que poder teria nosso mundo se tivéssemos crianças sem medo de assumir riscos, sem medo de pensar?”


LEIA TAMBÉM:


Esse tipo de conexão nem sempre é fácil de ser conquistada. Rita Pierson não deixa de ressaltar ao longo do Ted Educação que já enfrentou classes com muitas dificuldades, e que é preciso admitir que os educadores nem sempre irão gostar de todos os alunos que passam por sua sala de aula. Porém, para as crianças, ter alguém que acredite nelas é essencial para que persistam, aprendam e desenvolvam suas habilidades, mesmo com as dificuldades no processo. 

“Era difícil, terrivelmente difícil. Como eu aumento a autoestima de uma criança e seu desempenho acadêmico ao mesmo tempo?”, ela se questionava.

“E eu lhes dei um discurso que dizia: ‘Eu sou alguém. Eu era alguém quando entrei, e vou ser uma pessoa melhor quando eu sair. Sou poderoso e forte, e eu mereço a educação que recebo aqui.’”

Encorajar as crianças em sala de aula, mostrando que elas são capazes, pode fazer toda a diferença para que ocorra essa mudança mútua de desempenho e autoestima. A educadora comenta sobre uma situação já vivida com um aluno, após aplicar uma prova com 20 questões. O aluno errou 18. “Eu coloquei um +2 no trabalho e um grande sorriso”, Pierson diz. “Por que você está progredindo. Você acertou duas, não errou todas elas.” Essa mudança de perspectiva dá o impulso que o aluno precisa para ver seu potencial, e onde deseja chegar. Ele não irá focar nas 18 que errou, mas observará todo o progresso a ser feito a partir das 2 que acertou, segundo a especialista.

Pierson finaliza seu Ted Talk Educação com uma mensagem inspiradora: “Toda criança merece um campeão, um adulto que nunca irá desistir deles, que entende o poder da conexão e insiste para que elas se tornem o melhor que elas podem ser. Esse trabalho é difícil, mas não impossível. Somos educadores, podemos fazer isso”.


LEIA TAMBÉM:


Gostou do nosso conteúdo? Receba o melhor da Canguru News semanalmente no seu e-mail.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui