Artigos
Dois livros que são bons de bola e de letra
Futebol e literatura têm tudo a ver, é ou não é? Podemos até esboçar uma analogia entre os dois. Cada drible é um poema. Cada gol emplaca uma rima. Cada partida é um conto, talvez, e o campeonato pode bem parecer uma novela. Será que estou exagerando? Seja como for, é inegável que o futebol está cheio de cenas, histórias e personagens interessantes. E muitos livros de literatura infantil se aproveitam disso para conquistar a torcida, ou melhor, os leitores!
TATU BOM DE BOLA, escrito por Luís Pimentel, traz duas marcas registradas desse autor: o bom humor e a paixão pelo esporte favorito dos brasileiros. Aqui acompanhamos a história do Artur, um tatu que curte tanto o futebol que ocupa todas as funções: jogador, juiz, bandeirinha, locutor… Acaba se revelando um craque e começa a ficar famoso. De repente, todo mundo quer vê-lo jogar e até pegar seu autógrafo. Mas é aí que vem a surpresa: será que o Artur está a fim de tudo aquilo que vem junto com a fama? Boa pergunta! Pra saber a resposta, leia essa história repleta de rimas e de ginga.
Já ABC FUTEBOL CLUBE, de Mario Alex Rosa, parte de uma escolha narrativa bem inusitada. O livro inteiro é contado como se fosse a locução de um radialista que descreve os lances de uma partida de futebol. E nessa partida, os jogadores são as letras do alfabelto. “Na área o A arma, avança, passa um, passa dois, e laaaaaança para o B. Linda bola!” Nesse ritmo divertido, com versos rápidos e o vocabulário tão típico dos narradores esportivos, brincamos de bola e de letras. As ilustrações de Bruno Nunes dialogam espertamente com o tema e com a forma do texto, explorando o lado imagético das letras e dos sinais gráficos.
Ficha Técnica:
TATU BOM DE BOLA Texto de Luís Pimentel, ilustrações de Tatiana Paiva. Editora Melhoramentos, 2018.
ABC Futebol Clube. Texto de Mario Alex Rosa, ilustrações de Bruno Nunes. Editora Aletria, 2015.
Sobre os autores:
Luís Pimentel , baiano, é escritor, roteirista e jornalista.
Tatiana Paiva, paulista, é ilustradora e designer gráfica.
Mario Alex Rosa, mineiro, é professor, escritor e artista plástico.
Bruno Nunes, mineiro, é ilustrador e designer.
LEIA TAMBÉM:
[mc4wp_form id=”26137″]
Leo Cunha
O escritor Leo Cunha publicou mais de 70 livros, como "Um dia, um rio" (Ed. Pulo do Gato), "O que é preciso pra ser rei?" (Ed. Pequena Zahar), “Infinitos” (Ed. Melhoramentos) e "A grande convenção dos sapos" (Ed. Globo). Sua obra recebeu os principais prêmios da literatura infantil brasileira, como Jabuti, Nestlé, FNLIJ, Biblioteca Nacional e João-de-Barro. É também jornalista, tradutor e professor universitário.
VER PERFILAviso de conteúdo
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita. O site não se responsabiliza pelas opiniões dos autores deste coletivo.
Veja Também
Férias seguras: cuidados essenciais na praia, no clube e em passeios
Quedas, queimaduras, afogamentos e intoxicações ainda são as principais causas de internação e morte na infância. A boa notícia é...
6 dicas espertas para fazer aquela organização de fim de ano no quarto das crianças
Mais do que abrir espaço físico, deixar o quarto em ordem, retirando o que não serve mais, antes das festas...
O que vestir na virada? O significado das cores para começar o ano com boas energias
Da clássica roupa branca ao amarelo, verde ou rosa, cada cor carrega simbolismos culturais que podem inspirar famílias a escolher...
Será que você sabe o que fazer se uma água-viva queimar seu filho ?
Como o corpo é menor, a ação das toxinas liberadas pelos tentáculos pode ser mais intensa nos pequenos. Veja como...






