Artigos
Dois contos contemporâneos que servem de metáfora para a vida real
Histórias ambientadas em tempos e locais remotos funcionam muito bem como metáforas para nossa realidade, nosso mundo, nosso tempo. Há séculos os contos de fadas cumprem esse papel, e muito bem. Mas contos contemporâneos também têm usado com frequência e perspicácia este recurso, como ocorre nos dois livros que destaco na coluna deste mês.
No recém-lançado A MENINA E AS ESTRELAS, a escritora Mariana Ianelli cria uma história curta e delicada sobre uma menina cujo nome é um canto de pássaro e cujo sonho é escapar de uma terra isolada, dominada por um líder atroz, o misterioso homem do realejo. Aproveitando a semelhança sonora entre “realejo” e “realeza”, Ianelli constrói uma alegoria sobre os sons que limitam e os sons que libertam. As ilustrações de Fereshteh Najafi, especialista em construir cidades e paisagens sugestivas e intrigantes, dialogam com perfeição com o ambiente onírico e às vezes angustiante do texto.
O GUARDADOR DE MEMÓRIAS, de Denise Guilherme também nos transporta para um povoado distante e também tem a ver com sons que encantam e libertam. Naquele lugar simples e carente, nasce um menino que tem um incrível dom: com suas orelhas em forma de concha, ele guarda todas as histórias que ouve, e também as memórias de sua terra e seus ancestrais. Este dom vai se revelar importantíssimo quando o local é atacado e enfrenta tempos sombrios. Rabeca Luciani ilustra com maestria, num jogo de cores e sombras, detalhes e panoramas, esta bela alegoria sobre a importância de se valorizar o passado, a tradição e a riqueza cultural de um povo.
Ficha Técnica:
A MENINA E AS ESTRELAS. Texto de Mariana Ianelli, ilustrações de Fereshteh Najafi. Editora Olho de Vidro, 2022.
O GUARDADOR DE MEMÓRIAS. Texto de Denise Guilherme, ilustrações de Rebeca Luciani. Editora Moderna, 2021.
Sobre os autores:
Mariana Ianelli, paulista, escreve poemas, histórias e crônicas, e é mestre em Literatura.
Fereshteh Najafi, iraniana radicada no Paraná, é ilustradora e escritora.
Denise Guilherme, paulista, é escritora e educadora.
Rebeca Luciani, argentina, é ilustradora e professora de artes.
LEIA TAMBÉM:
[mc4wp_form id=”26137″]
Leo Cunha
O escritor Leo Cunha publicou mais de 70 livros, como "Um dia, um rio" (Ed. Pulo do Gato), "O que é preciso pra ser rei?" (Ed. Pequena Zahar), “Infinitos” (Ed. Melhoramentos) e "A grande convenção dos sapos" (Ed. Globo). Sua obra recebeu os principais prêmios da literatura infantil brasileira, como Jabuti, Nestlé, FNLIJ, Biblioteca Nacional e João-de-Barro. É também jornalista, tradutor e professor universitário.
VER PERFILAviso de conteúdo
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita. O site não se responsabiliza pelas opiniões dos autores deste coletivo.
Veja Também
Xô, Piolho! Estratégias eficazes para a volta às aulas sem pesadelos
Coceira na cabeça nem sempre é falta de higiene, mas pode ser sinal de piolho. Entenda por que eles aparecem...
5 livros que ajudam a acolher as crianças no início das aulas
A literatura é uma ferramenta poderosa para preparar os pequenos que vão começar a frequentar a escola – ou recomeçar...
Vírus Nipah: o que os pais precisam saber para não entrar em pânico
Surto na Ásia tem chamado a atenção nos noticiários e, embora o vírus possa causar quadros graves, ele é raro....
Rituais em família fazem mais diferença do que você imagina – e a ciência comprova
Entenda quais são os benefícios de manter tradições em conjunto, em casa, e veja ideias inspiradoras para começar agora mesmo






