Artigos
‘As crianças são o caminho para um mundo melhor. Tudo está na mão dos pais e educadores’, ressalta Bete Rodrigues
“Faço um convite para não ter preconceito contra a Disciplina Positiva, eu já tive. Tem base teórica, tem pesquisa”, afirma Bete Rodrigues, que atua na área da educação há mais de 35 anos, é co-tradutora de sete livros da série americana Disciplina Positiva, e uma das principais referências no tema do Brasil. Em palestra durante o 2º Congresso Internacional de Educação Parental, Bete reforça a importância dos pais conhecerem e exercitarem a Disciplina Positiva, trazendo os fundamentos de importantes pensadores, com participação especial de Kelly Gfroerer, diretora executiva do Positive Discipline Association, dos Estados Unidos.
“É uma abordagem socioemocional para pais, educadores e pessoas que querem desenvolver nas crianças e adolescentes habilidades de vida”, explica Rodrigues. Esta abordagem contribui para a criação de filhos mais responsáveis, comunicativos, empáticos e bem sucedidos. “Muita gente acha que a Disciplina Positiva é uma técnica ou uma ferramenta, mas não é, isso é um mito. Não tem uma resposta direta que resolva tudo. É uma forma de compreender e experimentar estar no lugar da criança ou do adolescente”, adiciona. Por isso, como diz a especialista, também requer autoconhecimento.
“Nós temos o propósito de um mundo melhor e sabemos que as crianças são o caminho para um mundo melhor. Tudo está na mão dos pais e educadores”, ressalta.
LEIA TAMBÉM
Apesar do termo Disciplina Positiva ter se tornado popular nas últimas duas décadas, o pensamento vem sendo desenvolvido há muito mais tempo. Entre os principais nomes dessa teoria estão a terapeuta americana Jane Nelsen e do psiquiatra e educador austríaco Rudolf Dreikurs. Além deles, um dos principais precursores do assunto foi o psicólogo austríaco Alfredo Adler, que difundiu seu pensamento ao longo da década de 30.
“Na época, Adler falava da educação ser o remédio para salvar o mundo das guerras. Falava de defender as crianças, questões de igualdade”, aponta Bete Rodrigues.
Confira alguns dos princípios da filosofia adleriana que guia a Disciplina Positiva até hoje:
- Pertencimento e importância;
- Interesse social/ senso de comunidade;
- Igualdade entre as pessoas;
- Comportamento baseado em objetivos;
- Não repreender e não mimar;
- Erros são oportunidades de aprendizagem.
Dessa forma, os objetivos da abordagem são: estabelecer conexões, ter respeito mútuo, desenvolver métodos eficazes em longo prazo, ensinar habilidades de vida, autonomia e poder pessoal. “Disciplina Positiva não é sobre elogio, é sobre encorajamento e empoderamento”, destaca a educadora.
Um estilo parental menos autoritário e estressante
Diretamente de Atlanta, nos Estados Unidos, Kelly Gfroerer realizou uma participação especial durante a palestra. “Disciplina Positiva é gentil e firme ao mesmo tempo”, ressalta a especialista. Gfroerer trouxe dados obtidos por pesquisas divulgadas pelo Positive Discipline Association que mostram como a abordagem pode ser benéfica para a família como um todo. “Após um curso de sete semanas, os pais relataram que conseguiram se acalmar e não reagir com comportamentos punitivos, aumento de voz e outros métodos ineficazes”, relata.
A pesquisa indicou que houve uma queda no estilo parental autoritário e na externalização de comportamentos hiperativos. “A abordagem torna o dia a dia menos estressante tanto para os pais quanto para os filhos”, destaca Kelly Gfroerer. Além disso, houve um aumento no desempenho escolar. Segundo a diretora do Positive Discipline Association, nas escolas, os resultados são significantes: suspensões, vandalismo e comportamentos violentos diminuíram e a atitude e atmosfera da sala de aula melhoraram. “Nós acreditamos que a psicologia de Adler e o pensamento de Dreikurs vão mudar o mundo”, afirma.
Para finalizar, Bete Rodrigues reforça que pais e educadores saiam da sua zona de conforto e aceitem o convite de conhecer o universo da Disciplina Positiva. “Nós queremos um mundo com menos estresse, com pais e mães mais equilibrados, mais conscientes. Você vai precisar de coragem para: estudar muito, refletir sempre, aplicar em todas as áreas da sua vida e assumir seus próprios erros. A Disciplina Positiva é uma mudança de paradigma”, conclui sua inspiradora palestra.
LEIA TAMBÉM
[mc4wp_form id=”26137″]
Amanda Nunes Moraes
Estudante de Jornalismo da Faculdade Cásper Líbero apaixonada por escrever e contar histórias. Sempre viveu imersa no mundo das artes, é muito curiosa e adora o universo da educação.
VER PERFILAviso de conteúdo
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita. O site não se responsabiliza pelas opiniões dos autores deste coletivo.
Veja Também
Por que o possível aumento da mortalidade infantil no mundo também diz respeito ao Brasil
Depois de 25 anos de queda contínua, relatório global acende alerta de risco de retrocesso na saúde das crianças. Vacinação,...
Pisca-pisca de Natal encantam as crianças, mas exigem cuidados importantes para evitar acidentes
Choques, queimaduras e até incêndios podem acontecer quando as decorações não são instaladas corretamente. Especialista alerta para riscos e dá...
Você sabia que 90% dos acidentes com crianças e adolescentes poderiam ser evitados, com medidas simples?
Em entrevista exclusiva, pediatra aponta mudanças simples que fazem a diferença na prevenção e podem salvar vidas
Criança que ganha celular aos 12 anos tem mais chances de depressão e obesidade
Dados foram revelados em estudo feito com mais de 10 mil adolescentes e acendem alerta para famílias






