Dia do Chocolate: receitas para fazer nas férias

Preparos sugerem uso do doce com espetinho de uvas, de forma crocante e em mousse; veja o passo a passo de cada sobremesa

176
Saiba como as crianças podem consumir chocolate e forma saudável. Fonte: Pixabay
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

Um dos doces mais apreciados do planeta, o chocolate tem até data especial em sua homenagem: no dia 7 de julho é comemorado o Dia Mundial do Chocolate.

Surgido há milhares de anos, o alimento atravessou séculos de descobertas e transformações, desde que as primeiras plantas de cacau foram encontradas na Mesoamérica (localizada hoje em maior parte na América Central). Antigas civilizações maias e astecas consideravam o cacau um presente dos deuses e o utilizavam em cerimônias religiosas e rituais. O produto era consumido como uma bebida quente e amarga, até que com o desenvolvimento industrial e de técnicas culinárias surgiu o chocolate com leite em formato sólido.

Para as crianças que adoram consumir o doce, uma saída é optar por receitas com cacau em pó, que tem o sabor parecido mas não possui açúcar. Oferecer uma fruta antes ou versões que mesclam a fruta com o doce também é válido, visto que as fibras da fruta ajudam retardar a absorção do açúcar pelo corpo. Especialistas ainda orientam a não usar o chocolate como moeda de troca para que os pequenos comam bem, já que eles precisam entender que os nutrientes presentes numa refeição são importantes para o seu crescimento.

Claro que, se consumido com moderação, o doce pode ser benéfico, principalmente nas versões amargo e meio amargo, trazendo inclusive uma energia extra para a garotada. Confira abaixo algumas receitas com chocolate indicadas para crianças.

Espetinho de uva com chocolate

Foto: divulgação Mimo

Ingredientes:
2 caixas de uvas
200g de chocolate ao leite
1 lata de leite condensado
2 colheres de chocolate em pó
1 colher de sopa rasa de margarina

Modo de Preparo:
– Lave as uvas e deixe escorrer até secar bem. Em seguida, em uma panela, coloque o leite condensado, chocolate em pó e a margarina.
– Mexa em fogo baixo sem parar, até que desgrude do fundo da panela.
– Coloque o brigadeiro em um prato e aguarde esfriar. Depois disso, modele-o em formato de bolinhas com a mão untada de manteiga e coloque o dedo no centro, formando uma abertura.  Coloque a uva nessa abertura e modele o brigadeiro em volta dela.
–  Espete com espetos e preencha todo ele.
– Derreta o chocolate em banho maria e banhe os espetos.
– Deixe escorrer e leve à geladeira até gelar.

Rendimento: 4 porções
Tempo de Preparo: 20 minutos

Crocante de chocolate

  • Ingredientes:
    200g de chocolate 70%
  • 1 colher de sopa de óleo de coco
  • ½ xícara de biscoito de arroz triturado
  • 1/3 de xícara de uvas passas pretas e brancas
  • 1/4 de xícara de castanha de caju moído
  • 1/4 de xícara de coco ralado. D

Modo de preparo:
Derreta o chocolate em banho maria ou no micro-ondas (de 20 em 20 segundos, mexendo nos intervalos). Acrescente o óleo de coco e misture. Reserve.

Misture os biscoitos de arroz triturados (com as mãos mesmo), as uvas passas, a castanha de caju e o coco ralado. Despeje o chocolate derretido e misture tudo. Você pode acrescentar nozes e amêndoas em lascas, se quiser.

Forre uma assadeira ou travessa com papel manteiga e distribua a massa. Espalhe bem e pressione para ficar bem firme. Leve ao freezer para gelar. Depois é só cortar  em quadradinhos e servir.

LEIA TAMBÉM:

Mousse de chocolate*

Ingredientes:

  • 150g chocolate amargo 
  • 30g manteiga            
  • 1 ovo                        
  • 1 clara

Modo de preparo:
Separe a clara da gema. Derreta o chocolate com a manteiga em banho-maria. Quando derretido, misture a gema no chocolate quente. Bata as 2 claras em neve até que fique bem aerado e firme. Incorpore a mistura com as claras em neve cuidadosamente para manter aerado. Leve à geladeira.

Rendimento: 4 pessoas
Tempo de preparo: 30 minutos

*Dica do chef Alain Poletto, do Bistrot de Paris, em São Paulo

Gostou do nosso conteúdo? Receba o melhor da Canguru News semanalmente no seu e-mail.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui