Veja como apresentar o chocolate para as crianças de maneira saudável

783
Saiba como as crianças podem consumir chocolate e forma saudável. Fonte: Pixabay
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

O chocolate é um dos doces mais populares e presentes no nosso dia a dia. Mas o que fazer quando o pequeno ainda não tem idade para consumir produtos com açúcar? Ou ainda, como controlar a quantidade de chocolate que a criançada come durante o dia?

A ingestão de açúcar antes dos 2 anos não é recomendada pela OMS (Organização Mundial da Saúde). A Canguru News conversou com a mãe e chefe de cozinha especializada em alimentação infantil, Nathália Donato, para dar algumas dicas aos pais, tanto dos pequenos abaixo de dois anos quanto de crianças maiores.

“O mais importante é saber que existe um momento de cada coisa. Os bebês são naturalmente curiosos e não sentem falta do chocolate em si, principalmente, porque nunca provaram.”

Nos mercados, o que mais chama atenção não é o doce, mas sim o colorido das embalagens, explica Nathália. A chefe recomenda receitas que utilizem cacau em pó para pais de crianças menores de dois anos, quando eles quiserem preparar um doce, em datas especiais como a Páscoa, por exemplo. “Ele traz o sabor parecido com o chocolate e não possui açúcar”, pode ser uma boa pedida principalmente para pais com filhos de idades diferentes.

Já para crianças acima de dois anos, a especialista indica introduzir o chocolate com parcimônia nos feriados. “A criança ganha muitos doces e o ideal é oferecer aos poucos. Uma estratégia, pode ser tirar o chocolate da embalagem original e guardá-lo em um pote na geladeira, ou até mesmo no congelador, o que estende a vida do doce”. Assim, a criança elimina aquela imagem de que o chocolate está a sua espera na geladeira.

Preparar bombons junto às crianças também podem ser uma boa pedida para famílias que têm mais tempo, explica Nathália. Derreter o chocolate e transformar esse doce em um pirulito ou bombom faz com que a criança veja e participe do processo. “É bacana porque a criança cria o entendimento de que o chocolate não é só uma embalagem ou ovo pendurado no mercado. Quando ela descobre que pode fazer em casa uma comida, a partir de algo que a mãe comprou no supermercado, ela fica muito encantada”. Além do que, há a possibilidade de enriquecer esse chocolate com cereais e amêndoas, por exemplo. 

Outra dica é oferecer o doce após uma fruta, pois as fibras contidas na fruta ajudam a retardar a absorção do açúcar pelo corpo, ressalta Nathália. A chefe também explica que os pais não devem usar chocolate como moeda de troca, é uma estratégia que não funciona a longo prazo. “A criança precisa aprender que a hora da refeição é importante, porque ela precisa dos nutrientes. E o chocolate não deixa de ter seu espaço, mas ele é para um momento diferente”.

Confira duas receitas com chocolate:

BRIGADEIRO DE BANANA

brigadeiro de banana.jpeg (189 KB)

  • 2 bananas nanicas maduras
  • 1 colher de sopa de cacau
  • Meia colher de sopa de óleo de coco

Amasse as bananas até ficar sem gruminhos. Aqueça o óleo na panela e leve a banana amassada ao fogo, junto com o cacau. Misture bem e mexa sempre, em fogo baixo, até começar a ficar mais denso e soltar do fundo. Leve à geladeira por uma hora para firmar. Enrole com ajuda de duas colheres e passe no cacau.

CROCANTE DE CHOCOLATE

crocante de chocolate.jpg (122 KB)

  • 200g de chocolate 70%
  • 1 colher de sopa de óleo de coco
  • ½ xícara de biscoito de arroz triturado
  • 1/3 de xícara de uvas passas pretas e brancas
  • 1/4 de xícara de castanha de caju moído
  • 1/4 de xícara de coco ralado. D

Derreta o chocolate em banho maria ou no micro-ondas (de 20 em 20 segundos, mexendo nos intervalos). Acrescente o óleo de coco e misture. Reserve.

Misture os biscoitos de arroz triturados (com as mãos mesmo), as uvas passas, a castanha de caju e o coco ralado. Despeje o chocolate derretido e misture tudo. Você pode acrescentar nozes e amêndoas em lascas, se quiser.

Forre uma assadeira ou travessa com papel manteiga e distribua a massa. Espalhe bem e pressione para ficar bem firme. Leve ao freezer para gelar. Depois é só cortar  em quadradinhos e servir.

Reportagem: Catarina Ferreira

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui