‘Dia da Internet Segura’ destaca uso seguro e saudável das tecnologias

Evento realizado ao longo de toda esta semana debate importância da mediação dos pais no uso da Internet durante a pandemia

848
'Dia da Internet Segura' reforça importância do uso seguro e saudável das tecnologias pelas crianças; ilustração mostra mãe, pai e criança ao lado de uma tela que tem um cadeado
Temas como mediação parental e bem-estar no contexto digital serão debatidos no evento
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

Cada vez mais cedo conectadas na internet, as crianças estão sujeitas na web a diversos riscos, que vão de exposição de dados pessoais a propaganda enganosa e pedofilia, entre outros.

Para reforçar a importância do uso seguro e saudável das tecnologias pelos pequenos, será realizado nesta terça-feira (9), o evento “Dia da Internet Segura“, principal ação em comemoração à data no país, que pela primeira vez, ocorrerá em um formato totalmente remoto. O objetivo é promover debates com especialistas brasileiros e internacionais sobre temas que ganharam ainda mais relevância no cenário da pandemia Covid-19, como mediação parental e bem-estar no contexto digital.

A pandemia provocou mudanças abruptas na rotina das crianças e das famílias, com a Internet assumindo um papel central. Refletir sobre os impactos das mudanças e apontar os caminhos possíveis para garantir o bem estar e o uso seguro e saudável das tecnologias é um dos objetivos do evento, que reunirá pela primeira vez no Brasil nomes consagrados de quatro continentes”, diz Thiago Tavares, presidente da Safernet Brasil, que promove o evento em conjunto com o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) e o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br).

Para Demi Getschko, diretor-presidente do NIC.br, ações individuais e coletivas são necessárias para vencermos desafios e alcançarmos soluções para a promoção de um ambiente on-line mais seguro. “Seja por meio de materiais de orientação, treinamentos, ou discussões como as do Dia da Internet Segura, que reúnem visões e iniciativas plurais de diversos setores da sociedade”, ressalta Demi.

Além da abertura, serão quatro painéis ao longo de toda esta terça-feira (9), transmitidos ao vivo e com tradução simultânea, com representantes dos setores público e privado, membros da academia e da sociedade civil.


Leia também: Pesquisa aponta principais preocupações dos pais com a vida das crianças na internet


Conheça alguns dos principais palestrantes que participarão do evento:

  • Alicia Blum-Ross, pesquisadora e educadora, coautora do best-seller‘Parenting For a Digital Future: How Hopes and Fears about Technology Shape Children’s Lives’ (Oxford 2020, sem tradução), que abrirá o evento;
  • Amanda Third, professora do Institute for Culture and Society da Western Sydney University, Austrália, co-autora do Comentário Geral sobre os direitos da criança em relação ao ambiente digital, da Convenção Sobre os Direitos das Crianças das Nações Unidas;
  • Ranjana Khumani, PhD em Ciência Política e diretora do Centre For Social Research (CSR), da Índia;
  • Janice Richardson, criadora do Safer Internet Day na Europa, referência global em proteção on-line de crianças e coordenadora da rede Insafe por uma década
  • Débora Aladim, criadora de conteúdo digital de educação, um dos destaques no painel sobre cidadania digital nas novas rotinas no ensino híbrido.

Durante o evento serão divulgados os indicadores de 2020 dos canais de denúncia (https://www.denuncie.org.br) e de ajuda (https://www.canaldeajuda.org.br) da Safernet Brasil, ajudando a contextualizar a importância desse debate no país.


Leia também: 6 dicas para tornar a internet segura para crianças


Programação segue ao longo de toda a semana

No dia 10, a Safernet lidera o Youth Summit, evento dedicado a adolescentes e jovens no desenvolvimento de novas estratégias de engajamento para educação em segurança e cidadania digital. Já no dia 11 às 16h, a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) – organização social vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações – realiza a 15ª edição do Dia Internacional de Segurança em Informática (DISI). Já no dia 12, é a vez do cine-debate da nova temporada da série ‘Que Corpo É Esse?’, que estreia no dia 9 no Canal Futura. Neste ano, a animação aborda temas como saúde emocional, reputação digital, autonomia no acesso à Internet, aliciamento on-line e autoproteção. O evento vai ocorrer no canal do YouTube do Canal Futura, às 11h.

Para saber mais sobre a programação, acesse o site do Safernet.


Leia também: Você sabe se seu filho já foi abordado por estranhos na internet?


Gostou do nosso conteúdo? Receba o melhor da Canguru News semanalmente no seu e-mail.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui