Como ajudar no desenvolvimento integral das crianças – uma orientação aos pais

1475
Braço de criança escreve sobre papel, rodeado por lápis coloridos e tesoura. Os desenhos e a escrita são uma atividade importante para o desenvolvimento integral das crianças.
Orientações sobre o cantinho dos estudos, a rotina e os conteúdos curriculares: como tudo isso pode ajudar no desenvolvimento integral das crianças
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

Com a chegada do coronavírus ao Brasil e a suspensão de aulas presenciais nas escolas, muitas famílias estão se perguntando: e agora?

A preocupação é super válida, pois não estamos falando apenas de conteúdos escolares que deixarão de ser dados convencionalmente, mas também sobre como distrair as crianças em casa neste período de confinamento social.

Na tentativa de ajudar a pais e familiares, seguem algumas orientações que ajudarão no desenvolvimento integral dessas crianças durante a quarentena, isto é, nas suas dimensões física, intelectual, emocional.

Leia também: Conflitos entre crianças – dicas de como os adultos podem lidar com isso

Vamos lá?

1. DEFINIÇÃO DE UM ESPAÇO PARA OS ESTUDOS

  • Separe ou organize um espaço na casa para ser o local de estudo da criança. Evite lugares muito barulhentos, com sol demais, que seja muito escuro ou que funcione como passagem de pessoas.
  • Se possível, coloque uma mesa e uma cadeira pequenas, uma caixa (de sapatos mesmo) com lápis, apontador, lápis de colorir ou o estojo da criança. Coloque também revistas velhas, catálogos de supermercado, enfim, o que tiver por aí que sirva como pesquisa ou que possa ser recortado.
  • Dependendo da idade, é bom ter um relógio também por perto e, assim, estipular um tempo para a realização das atividades. Assim, você poderá explicar para a criança que a questão do limite do tempo é necessário, e que precisamos equilibrar tempo x atividade.
  • Nos momentos de estudo, procure não fazer interrupções para por exemplo dar banho nos cachorros. Um silêncio gostoso é sempre inspirador. E fique por perto. Incentive, ajude e aproveitem o tempo juntos.

Leia também: Se você não gosta de fazer trabalhos manuais com as crianças, não precisa se sentir culpada por isso

2. ROTINA

No Ensino Fundamental

  • Para as crianças que já trabalham com componentes curriculares (Ensino Fundamental – acima de 6 anos), estabeleça um horário por disciplina para os estudos. Pode inclusive seguir o horário da própria escola. 

Na Educação Infantil

Já para as crianças da Educação Infantil, a rotina com hábitos que lembrem a escola ajudará em muito no desenvolvimento integral, bem como na readaptação escolar. Seguem algumas sugestões:

  • contação de histórias (diária) – estimulando o pensamento, a argumentação e a criatividade.
  • recortes, colagem, desenhos – use e abuse dessa estratégia, mas diversifique a atividade (use lixas se tiver em casa, tecidos velhos, plásticos).
  • brincar – realmente, essa é uma das melhores ferramentas para nessa faixa etária.

Leia também: Limites ajudam a criança a pensar criativamente

3. CONTEÚDOS E CURRÍCULO ESCOLAR

Toda escola tem um currículo, uma rota a ser seguida, com diversas ferramentas para chegar ao destino final. Como saber então se você não está atrapalhando no lugar de ajudar?

Seguem algumas dicas:

  • Olhe a apostila, a pasta de tarefa e trabalhos já feitos pelo seu filho. Eles te mostrarão qual assunto a escola estava trabalhando no momento. Faça uma grande revisão com eles.
  • Se a escola enviar atividades, elas farão parte da rotina que você precisa traçar. 
  • Caso você não tenha apostila ou qualquer trabalho da criança para se orientar quanto ao assunto a ser tratado, pode ainda solicitar por telefone para a escola te enviar. No site de várias escolas também estão os conteúdos ou propostas. 

E tenha calma, você não é especialista! Dúvidas virão e estou aqui para te ajudar. Faça contato comigo via redes sociais.

Quer receber mais conteúdos como esse? Clique aqui para assinar a nossa newsletter. 

13 COMENTÁRIOS

  1. Parabéns, Iolene! Tudo o que estamos vivendo é novo, e com a novidade surgem incertezas. Para amenizar esse novo cenário, contamos com as dicas e contribuições. E as suas como sempre, excelente!

  2. É sempre bom saber que está em nossas mãos o estímulo ao desenvolvimento de nossos filhos. Ter um norte confiável para colocar isso em prática nos deixa mais confiantes. Excelente matéria!!

  3. Boa tarde querida Iolene! Ótimas suas orientações pra esse período em casa com os filhos. Aqui, com meu filho de 9 anos, coloquei ele rever atividades e fazer novamente. Tem dado certo até agora.
    Obrigada por compartilhar!

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui