Artigos
As crianças sem escola, sem recreio: o futuro ameaçado
Poucos dias depois que a escola de Rafaela, de 10 anos, fechou em Manaus, ela começou a acompanhar a mãe no trabalho de diarista. Para que os patrões aceitassem a presença da menina, a criança passou a limpar, varrer a casa, lavar a louça. A menina não sabe se e quando voltará para a escola.
No agreste pernambucano, Bruno, Felipe, Rafael e Vicente (nomes fictícios), com idades entre 10 e 13 anos, empurram carrinhos de construção numa feira de alimentos. Quando ganham de R$ 10 a R$ 15 por dia, ajudam nas despesas de casa. A escola ficou para trás na pandemia e os pequenos mergulharam no mundo do trabalho infantil. Nenhum deles sabe dizer o que é aula virtual.
Para Renato (também nome fictício), 13 anos, o ensino remoto é impraticável. Criado pela avó analfabeta, catadora de latinhas nas ruas de Brasília, o menino sempre teve muita dificuldade na escola. Agora, com a pandemia, passou a trabalhar numa lanchonete. Sem computador, sem celular, sem auxílio, a escola ficou no passado.
Kauã (nome fictício), 11 anos, é uma das várias crianças que trabalham num aterro sanitário em Belo Horizonte, puxando carroças abarrotadas de entulhos. Se estudar já era difícil, agora parece um sonho.
Jéssica (nome fictício), de 17 anos, tentou, no início da pandemia acompanhar as aulas online. Moradora de Barra do Ribeiro, município do Rio Grande do Sul, a adolescente sempre foi craque em matemática. Para seguir no ensino remoto, ela usou a internet do vizinho. Porém, quando as dificuldades aumentaram e ele teve que cortar o plano de internet, a menina não teve mais saída. Agora, ela acompanha a mãe e lava batatas doce num tanque, diariamente.
Todas essas histórias, verídicas, foram coletadas pelo projeto Lição de Casa, no especial Sem Recreio. Jornalistas coletaram a história de 70 crianças em situação de vulnerabilidade durante a pandemia, nas cinco regiões do país, abordando as dificuldades do ensino virtual nessas realidades tão dolorosas. Exploração, violência e trabalho escravo são realidades na vida destas crianças. A educação, que já era um obstáculo, agora está ainda mais inalcançável.
No site do projeto Lição de Casa é possível ler as histórias e ouvir o podcast com histórias sobre evasão escolar e trabalho infantil na pandemia.
Leia também: Podcast ‘Brincar em Casa’ mostra dia a dia das crianças na pandemia
[mc4wp_form id=”26137″]
Canguru News
Desenvolvendo os pais, fortalecemos os filhos.
VER PERFILAviso de conteúdo
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita. O site não se responsabiliza pelas opiniões dos autores deste coletivo.
Veja Também
Gripe K e H3N2: o que os pais precisam saber sobre a “nova gripe” que acendeu alerta no mundo
Variante do Influenza já tem primeiro caso identificado no Brasil. Segundo especialistas, a vacinação continua sendo a principal proteção para...
Por que o refluxo atinge quase todas as gestantes (e o que realmente vale a pena fazer)?
Alterações hormonais e o crescimento do útero aumentam o risco de azia e regurgitação. Gastroenterologista ensina medidas simples — e...
Entrada, prato e sobremesa: 3 receitas práticas para facilitar o Natal
A palavra do fim de ano é “simplificar”. Que tal começar pela ceia?
Por que as festas de fim de ano são tão difíceis para crianças com seletividade alimentar (e como ajudar de verdade)
Pratos desconhecidos, aromas novos e comentários de familiares podem transformar a ceia em um enorme desafio emocional para crianças seletivas....






