Crianças na pandemia: menos tela, mais meditação

Nos grupos de mães, a queixa é recorrente: crianças mais agressivas, nervosas, dormindo mal, impacientes, ansiosas... Tudo ao mesmo tempo. Na minha casa não foi diferente.

698
Crianças na pandemia: menos tela, mais meditação; menina de cabelos presos nos dois lados está sentada sob tapetinho com pernas cruzadas, olhos fechados e mãos palma sob palma
Criança precisa de rotina. E a meditação também pode ajudar a deixar os pequenos mais calmos
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

No último ano, passamos por muitas adaptações para driblar a pandemia de coronavírus. Entre elas, o home office e as aulas online. Ninguém estava preparado para ficar mais de um ano nessa situação. O que era provisório acabou virando definitivo. As crianças passaram a ter mais acesso à internet e ficam muito mais horas olhando para uma tela. Além das aulas serem on-line, a falta de poder sair para fazer passeios ao ar livre ou praticar esportes, acabou aumentando o tempo nos jogos e na frente da TV.

Já observou que as crianças estão ficando muito mais nervosas agora?

Participo de vários grupos de mães e, em todos, a mesma queixa recorrente: crianças mais agressivas, nervosas, dormindo mal, impacientes, ansiosas… Tudo ao mesmo tempo. Na minha casa não foi diferente.

Por muito tempo a casa vem sendo tudo que a gente tem. É local de trabalho, de estudo, de lazer. Qual criança aguenta os pais 24 horas por dia?

A mãe, sobrecarregada, acaba liberando os jogos, a TV por mais tempo, achando que isso vai deixá-la com mais tempo para seus afazeres. O problema é que a conta chega.

O excesso de tela, principalmente jogos, YouTube e TikTok está deixando as crianças muito mais agitadas. Lembrando que TikTok, por exemplo, é para maiores de 12 anos. A agitação, o nervosismo refletem na dinâmica da casa. Má vontade para assistir aula. Falta de estímulo para ler um livro. E o sono agitado, aquele sono que não descansa.

Eu não gosto muito de receita para criar filho, mas certas coisas a gente precisa levar em consideração. A ciência já comprovou que essas atividades, em excesso, prejudicam as crianças. Nós precisamos levar isso a sério.

Tudo melhora, e muito quando a gente consegue ajustar a rotina, criança precisa de rotina!

Criança precisa dormir cedo.

Para que o sono seja reparador, é preciso entender que não dá para ver TV ou ficar no celular à noite.

Eu demorei, mas consegui ajustar as coisas:

  • Aula de manhã. Almoço com uma hora sem tela.
  • Tempo de tela à tarde para fazer as atividades da escola e aula, aula de inglês e psicóloga.
  • Nada de Youtube, Minecraft e outros jogos de segunda a sexta (conto com a ajuda de aplicativos de controle parental como o Family Link no celular e Qustodio no computador).
  • Mais jogos de tabuleiro (xadrez, damas, banco imobiliário).
  • Whatsapp liberado para conversar com amigos.
  • Nada de tela depois das 18 horas.
  • Meditação guiada das 20:30 às 21 horas (live no Instagram @padecendo) já pronto para dormir.
  • 21 horas, boa noite, durma bem! Quem acorda cedo tem que dormir cedo!

Mindfulness é a técnica de atenção plena que ajuda a reduzir o estresse e a ansiedade. A prática da meditação Mindfulness é ótima para os filhos, e para os pais também. Praticamos juntos todos os dias. Com a meditação, passamos a ter mais consciência e controle da mente. A prática de Mindfulness ajuda a trabalhar os sentimentos, reconhecendo-os e aprendendo a lidar com eles.

Mães que meditam

É engraçado ver a percepção errada que as pessoas têm sobre a meditação. Acham que para meditar é preciso conseguir passar horas em silêncio e sem pensar em nada. Que tem que ser zen budista. Que tem que mudar de religião, virar monge… Nada disso!

A gente prática Mindfulness até dançando! Existem vários tipos de prática, a gente só precisa conhecer e ver qual deles vai cair melhor em determinado momento.

Quando estamos cansados e não conseguimos pegar no sono, um escaneamento corporal é perfeito. De manhã, para dar aquela animada, mindfulness do movimento. Para aqueles dias que a gente está triste, meio sem esperanças, Bondade Amorosa.

No canal da Mindful Academy, tem várias práticas para você conhecer.

Respira e não pira!

Namastê


Leia também: Práticas de meditação e ioga também podem trazer benefícios às crianças


Gostou do nosso conteúdo? Receba o melhor da Canguru News semanalmente no seu e-mail.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui