Artigos
Uma criança morre por dia de Covid-19 em 2022, aponta Fiocruz
O Brasil registrou uma morte por dia entre crianças de 6 meses a 5 anos diagnosticadas com Covid-19. No total, foram 314 óbitos nessa faixa etária entre 1° de janeiro e 11 de outubro de 2022. Os dados foram divulgados pelo Observa Infância, projeto que reúne pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e da Unifase, e se baseiam nos números do Sistema de Informações sobre Mortalidade, do Ministério da Saúde. A análise se refere tanto aos casos em que o coronavírus foi o motivo do falecimento, quanto aqueles em que a doença foi uma das causas associadas.
O Observa Infância chamou a atenção para o baixo número de crianças vacinadas e disse que a imunização caminha em ritmo lento no país, apesar do imunizante para três e quatro anos ter sido aprovado há cinco meses, e há três meses ter sido ampliado para o grupo a partir de seis meses de idade.
Segundo dados do Vacinômetro Covid-19, do Ministério da Saúde, apenas 7 de cada 100 crianças de 3 e 4 anos receberam as duas doses da vacina até novembro. Do total de 5,9 milhões de crianças nessa faixa etária, somente 1.083.958 tomaram a primeira dose da vacina contra a Covid-19, enquanto 403.858 completaram a imunização com a segunda dose.
“Com vacinas disponíveis, podemos considerar a Covid-19 uma doença imunoprevenível. Isso significa que essas mortes podem ser evitadas com uma política pública de vacinação em massa”, afirma a coordenadora do Observa Infância, Patricia Boccolini.
LEIA TAMBÉM:
[mc4wp_form id=”26137″]
Canguru News
Desenvolvendo os pais, fortalecemos os filhos.
VER PERFILAviso de conteúdo
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita. O site não se responsabiliza pelas opiniões dos autores deste coletivo.
Veja Também
Por que as festas de fim de ano são tão difíceis para crianças com seletividade alimentar (e como ajudar de verdade)
Pratos desconhecidos, aromas novos e comentários de familiares podem transformar a ceia em um enorme desafio emocional para crianças seletivas....
Menores fora das redes: a exclusão da Austrália é cuidado ou ilusão?
Primeiro país a adotar a medida, a Austrália reacende um debate global entre famílias, escolas e governos: como proteger crianças...
Seu filho não precisa sentar no colo do Papai Noel; 4 cuidados essenciais para crianças neurodivergentes
Com preparo, respeito ao ritmo da criança e uma boa dose de acolhimento, a magia do Natal pode ser especial...
A infância em looping: o que a denúncia contra o TikTok revela para nós, mães
Para o Instituto Alana, mecanismos como rolagem infinita, autoplay e recompensas digitais funcionam como gatilhos de vício, desrespeitando as normas...






