Artigos
Carta ilustrada explica sobre coronavírus para as crianças

A pandemia de coronavírus tem trazido inúmeras mudanças para a vida de todos. E muitos pais se perguntam como explicar tudo o que está acontecendo para as crianças. Pensando nisso, o Fórum Mineiro de Educação Infantil (FMEI) e o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação Infantil e Infâncias (NEPEI), ambos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), se uniram na criação de uma carta às crianças para explicar sobre a Covid-19, doença causada pelo coronavírus.
A “Carta às meninas e aos meninos em tempos de Covid-19” tem texto e organização da pedagoga Mônica Correia Baptista, professora da UFMG. A publicação foi inspirada na “Carta para los niños y ninãs en este momento de crisis”, criada pela educadora chilena Isidora Lobo e pela ilustradora Carla Infante para explicar aos pequenos sobre as manifestações populares que ocorreram no Chile em 2019.
Leia também – Livros e gibis digitais gratuitos para incentivar a leitura das crianças na quarentena
Onze ilustradores participam do projeto, sendo cada um responsável por uma página: Alexandre Rampazo, Anna Cunha, Camilo Martins, Elisa Carareto, Gabriel Benedito, Graça Lima, Luiz Silva, Marilda Castanha, Nelson Cruz, Odilon Moraes e Raquel Matsushita (esta última também fez o projeto gráfico).

A carta foi criada em menos de cinco dias e conta, de forma sensível e lúdica, o que está acontecendo no mundo, o que é o coronavírus e o que as crianças podem fazer para se proteger. A distribuição é gratuita para que seja atingida a maior quantidade possível de pessoas. Ela está disponível em PDF e você pode baixá-la clicando aqui. Ou pode acessá-la no Issuu, clicando aqui. Há planos para a criação de versões em inglês, em espanhol e com audiodescrição.
Quer receber mais conteúdos como esse? Clique aqui para assinar a nossa newsletter.
Heloisa Scognamiglio
Jornalista formada pela Unesp. Foi trainee do jornal O Estado de S. Paulo e colaboradora em jornalismo da TV Unesp. Na faculdade, atuou como repórter e editora de internacional no site Webjornal Unesp e como repórter do Jornal Comunitário Voz do Nicéia. Também fez parte da Jornal Jr., empresa júnior de comunicação, e teve experiências como redatora e como assessora de comunicação e imprensa.
VER PERFILAviso de conteúdo
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita. O site não se responsabiliza pelas opiniões dos autores deste coletivo.
Veja Também
Mesmo após aprovação da “Lei Felca”, poucos pais conhecem ferramentas para proteger as crianças na internet
Levantamento inédito, feito com 1800 pais, mostrou que apenas 36% já ouviram falar sobre as novas regras do ECA Digital....
Por que o possível aumento da mortalidade infantil no mundo também diz respeito ao Brasil
Depois de 25 anos de queda contínua, relatório global acende alerta de risco de retrocesso na saúde das crianças. Vacinação,...
Pisca-pisca de Natal encantam as crianças, mas exigem cuidados importantes para evitar acidentes
Choques, queimaduras e até incêndios podem acontecer quando as decorações não são instaladas corretamente. Especialista alerta para riscos e dá...
Você sabia que 90% dos acidentes com crianças e adolescentes poderiam ser evitados, com medidas simples?
Em entrevista exclusiva, pediatra aponta mudanças simples que fazem a diferença na prevenção e podem salvar vidas





