Conheça 10 acessórios que tornam a amamentação mais fácil

290
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

Nesta Semana do Aleitamento Materno, as mães são inundadas com informações sobre os benefícios do aleitamento exclusivo — que são inúmeros e inquestionáveis. Mas pouco se fala sobre as dificuldades que acompanham o processo, como ferimentos, dores, vazamento de leite ou desconforto nos primeiros dias.

Apesar de não ser nada fácil, há alguns acessórios que ajudam as mães a superarem os problemas mais comuns. Veja abaixo uma lista que a Canguru preparou:

 

1) Conchas rígidas para os mamilos

Elas ajudam a corrigir mamilos invertidos ou muito pequenos. Podem ser usadas ainda durante a gravidez e facilitam a pega do bebê nos primeiros dias.

concha-rigida

2) Conchas de base flexível

Elas são úteis para arejar os mamilos, coletar vazamento de leite e aliviar fissuras e rachaduras no início da amamentação, enquanto a pega do bebê ainda está sendo ajustada pela mãe.

concha-flexivel

3) Absorvente para seios

Eles ajudam a conter os vazamentos de leite, que às vezes acontecem até a mães que não têm leite em excesso, principalmente quando estão amamentando em outro peito.

absorvente

4) Bicos protetores de silicone

Eles ajudam a continuar a amamentação mesmo quando os mamilos estão rachados por causa da pega incorreta pelo bebê. Devem ser usados com parcimônia, já que, na verdade, não resolvem o problema. O ideal é incentivar o bebê a abocanhar corretamente o peito, cobrindo toda a aréola.

bicos-protetores

5) Pomada de lanolina

Ajuda a cicatrizar os bicos com rachaduras e fissuras. Há mães que preferem usar banha animal para aliviar o sofrimento. Lembrando que os ferimentos no peito só acontecem porque os bebês não estão abocanhando corretamente.

pomada-lanolina

6) Bombas/ordenhadeiras elétricas

Também existem as bombas manuais e muitas mães conseguem ordenhar sem nenhum acessório, usando apenas as mãos. Mas as bombas elétricas facilitam muito o trabalho, agilizando o processo. A retirada do leite pode ser útil para dar um descanso à mãe, que pode armazenar seu leite na geladeira ou no congelador, ou para a mãe que voltou ao trabalho e quer manter o aleitamento exclusivo. Além disso, ordenhar ajuda a evitar o empedramento do leite, que pode gerar dores muito fortes e até mastite.

bombas

7) Almofada para amamentar

Elas existem em vários formatos e tamanhos, mas geralmente têm a forma de um “U”. Ajudam as mães a apoiarem os bebês, principalmente nos primeiros dias, quando elas ainda estão pegando o jeito, ou meses depois, quando eles começam a ficar pesados demais para carregar por vários minutos na mesma posição. (Embora tenha uma boa notícia: os bebês vão aprendendo a mamar cada vez mais rápido e, aos 5 meses, costumam levar só poucos minutinhos para se saciar!)

almofada

8) Poltrona de amamentação

Muitas mães dispensam o acessório, mas outras já pensam no quartinho do bebê com a poltrona no cenário. Há modelos acompanhados de descanso para os pés e muitas de balanço. Podem ajudar a tornar a amamentação mais confortável.

poltrona

9) Aquecedor elétrico de mamadeiras

É outro acessório dispensável, mas útil, porque torna mais ágil o aquecimento das mamadeiras de leite materno que a mãe tiver ordenhado e guardado no congelador. Quem não tem esse aquecedor elétrico pode usar o bom e velho método de esquentar em banho-maria, no fogão.

aquecedor

10) Esterilizador de micro-ondas

É outro acessório útil para as mães que retiram leite materno para o filho mamar quando não estão em casa. Os potes e mamadeiras onde o leite é armazenado precisam ser bem esterilizados e há esterilizadores de micro-ondas que fazem isso em apenas 2 minutos, poupando o tempo que seria gasto no fogão.

esterelizador

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui