Como construir um apego seguro

Criar vínculos com os filhos e atender às suas necessidades com regularidade faz com que se desenvolvam de forma saudável

237
Mãe deitada no sofá segura bebê com braços esticados
Ao receber amor e carinho de seu cuidador, a criança se sente segura
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

A teoria do apego foi desenvolvida pelo psiquiatra britânico John Bowlby, por volta de 1960, na qual ele destaca que crianças que recebem amor, proteção e segurança de pelo menos um cuidador, principalmente, no primeiro ano de vida, se transformarão em adultos seguros, autoconfiantes, capazes de enfrentar com mais habilidades as situações difíceis e saindo-se melhor em suas relações afetivas. O cuidador deve ser capaz de reconhecer e responder às necessidades dos pequenos, como nutrição adequada, temperatura agradável, fraldas secas e sono restaurador.

Quando os pais não respondem de forma consistente aos sinais de um bebê, isso pode prejudicar o apego e o desenvolvimento saudável. Com o tempo, os erros e os acertos, você descobrirá como responder ao seu bebê da melhor forma possível – conhecer verdadeiramente o seu próprio filho é a tarefa mais importante de um pai e uma mãe.

O ciclo de choro e acolhimento cria as bases que o bebê precisa para se sentir seguro e possibilita um crescimento emocionalmente saudável. Quando esse ciclo é quebrado repetidas vezes e as necessidades do bebê não são atendidas, pode-se sim criar um trauma que irá impactar de forma importante a sua vida.

Mas, atenção! Não confunda o apego seguro com a impossibilidade de deixar a criança se frustrar, gemer ou chorar. Embora chorar possa ser irritante ou angustiante para o adulto cuidador, não é fatal e permitir que a criança vivencie momentos de tristeza, desilusão e braveza faz parte do processo de crescimento e de construção de resiliência. O importante é atender a todas as necessidades do seu filho e não a todas as suas vontades.

O principal fator no desenvolvimento da confiança da criança que está intimamente relacionada com a construção do apego seguro é justamente que ela tenha a percepção de que o seu cuidador (geralmente, a mãe) tenha confiança em si mesmo.

*Este texto é de responsabilidade do colunista e não reflete, necessariamente, a opinião da Canguru News.

LEIA TAMBÉM:

Gostou do nosso conteúdo? Receba o melhor da Canguru News, sempre no último sábado do mês, no seu e-mail.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui