Livro espanhol fala do ‘apego seguro’, do vínculo e da regulação das emoções

    950
    mom and dad a wonderful little son walking in summer sunny city
    Buscador de educadores parentais
    Buscador de educadores parentais
    Buscador de educadores parentais

    Você já deve ter ouvido falar da criação com apego, não? Em geral, a gente entende essa expressão como uma maneira específica de educar os filhos e que está associada à amamentação prolongada, ao colo e à cama compartilhada. Mas não é só isso. A teoria do apego, criada pelo psiquiatra e psicanalista inglês John Bowlby, diz que o recém-nascido estabelece uma relação com seu cuidador primário, em geral, a mãe, para se desenvolver social e emocionalmente. A partir daí, a criança estabelece outras relações interpessoais ao longa da vida com o pai, familiares e outras pessoas.

    A teoria do apego também pressupõe que todas as crianças têm apego – não existe, logo, uma criação sem apego. O que acontece é do apego da criança com a mãe ser seguro ou inseguro.

    O apego seguro é o foco do livro espanhol Cuentos para El Desarrollo Emocional (Histórias para o Desenvolvimento Emocional), lançado em julho pelo psicólogo Rafael Guerrero e Olga Barroso. Segundo os autores, a obra traz histórias para ajudar os adultos a desenvolver o apego seguro tanto para si mesmos quanto para seus filhos.

    Em entrevista ao El País, Rafael diz que 40% das crianças, adolescentes e adultos têm um ‘apego inseguro’, de acordo com pesquisas da área.

    Isso significa que a maneira como se relacionam com os outros é insegura e, portanto, eles vivenciam situações de ansiedade.

    “A ideia de que o apego só afeta bebês e crianças é um mito, pois começa no nascimento e dura toda a vida. Isso acontece porque os recém-nascidos e as crianças precisam de outras pessoas para sobreviver, enquanto os adultos, embora continuemos nos conectando, têm mais recursos e habilidades para enfrentar as situações do dia a dia”, afirma Rafael justificando porque decidiu escrever um livro sobre o assunto.

    A obra traz 12 histórias que pretendem ensinar os leitores a aprender, entender e administrar corretamente as emoções. “Elas falam de desenvolvimento emocional. A ideia é empoderar a criança, mas também o adolescente e o adulto. São histórias voltadas para os adultos, para que possam entender de maneira mais descritiva o que esse capítulo explicou de forma teórica, e promovem o vínculo e a segurança. O objetivo é fazer com que as pessoas entendam que as crianças são dependentes e precisam que nos vinculemos a elas para lhes proporcionar contextos de segurança e proteção”, explica o psicólogo. 

    Ele também destaca a importância de não superproteger as crianças. 

    “É preciso escolher um ponto intermediário: em alguns momentos a autonomia deve ser incentivada (de acordo com a idade da criança, de maneira adequada) e, em outros, a proteção, o vínculo e o carinho. É importante que saibam que confiamos nelas e que sabemos que o erro é parte do processo… Tudo isso nos ajuda a entender a importância do vínculo seguro e da correta regulação das emoções”, relata Rafael.

    Leia a entrevista completa com Rafael Guerrero no site El País.

    DEIXE UM COMENTÁRIO

    Por favor, deixe seu comentário
    Seu nome aqui