Emicida e Drik Barbosa lançam música contra o trabalho infantil

Faixa "Sementes" foi gravada especialmente para campanha nacional de combate ao trabalho infantil, realizada pelo Ministério Público do Trabalho.
Foto mostra parte do videoclipe da música "Sementes", lançada como parte de campanha de combate ao trabalho infantil.
Música “Sementes” também ganhou videoclipe. Foto: Reprodução/Youtube

Nesta sexta-feira (12), é o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil. E o rapper Emicida, em parceria com a cantora Drik Barbosa, está lançando a música “Sementes”. A faixa foi gravada especialmente para a campanha nacional de combate ao trabalho infantil, que é realizada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), em parceria com a Justiça do Trabalho, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e o Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI). 

A Constituição brasileira proíbe que menores de 16 trabalhem, exceto maiores de 14 anos que são aprendizes. Mas dados de 2016 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicam que cerca de 2,4 milhões de crianças e adolescentes entre 5 e 17 anos estavam em situação de trabalho infantil naquele ano. Os números demonstram a importância de conscientizar a população sobre o tema e de cobrar do Estado maior proteção às crianças, com o aprimoramento de medidas de combate ao trabalho infantil. 

Leia também – Pandemia pode levar 86 milhões de crianças à situação de pobreza até fim de 2020

Com a pandemia do novo coronavírus, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) está alertando para um risco de aumento do trabalho infantil no Brasil. Entre as principais causas para um possível agravamento do cenário atual estão o fechamento das escolas e a crise econômica, que podem forçar as crianças a procurarem trabalho. O UNICEF reforça a necessidade do monitoramento da situação no país e também da união de setores públicos e privados no combate ao trabalho infantil. 

Segundo o UNICEF, os mais afetados pelo problema do trabalho infantil são as crianças negras. Isso é abordado na letra da música “Sementes”, como pode ser visto nos versos “em maioria, jovens pretos de periferia” e “trabalho infantil é um crime e tem cor e endereço”. Na música, as sementes representam as crianças. Elas estão em desenvolvimento e não devem sofrer pressão enquanto floresce. 

Quer receber mais conteúdos como esse? Clique aqui para assinar a nossa newsletter. É grátis!

Heloisa Scognamiglio

Jornalista formada pela Unesp. Foi trainee do jornal O Estado de S. Paulo e colaboradora em jornalismo da TV Unesp. Na faculdade, atuou como repórter e editora de internacional no site Webjornal Unesp e como repórter do Jornal Comunitário Voz do Nicéia. Também fez parte da Jornal Jr., empresa júnior de comunicação, e teve experiências como redatora e como assessora de comunicação e imprensa.

VER PERFIL

Aviso de conteúdo

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita. O site não se responsabiliza pelas opiniões dos autores deste coletivo.

Deixe um comentário

Veja Também