O cravo não brigou com a rosa…

Projeto adapta versos de canções infantis tradicionais, para deixá-los mais leves e lúdicos

2689
Cantigas tradicionais ganham novos versos - mais leves e positivos; capa do álbum
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

Há quem ouça com ressalvas cantigas tradicionais como “O Cravo e a Rosa” ou “Samba Lelê tá Doente”, por achar que as letras são de muito mau gosto e incitam a violência. Segundo os versos originais, o cravo briga com a rosa e “samba lelê” tem a cabeça quebrada e merece umas boas palmadas, apenas para ficar nestes dois exemplos.

Foi pensando em tornar os versos mais leves e lúdicos que o compositor Sabetai Calderoni reescreveu os versos do álbum “Travessuras com cantigas para Crianças”, um projeto musical que faz releituras de grandes clássicos folclóricos infantis de domínio público, adequando as letras para versões mais lúdicas e positivas. Nos clipes que estão disponíveis no Youtube (assista a um dos vídeos no fim da matéria), ouvimos portanto que “o Cravo brincou com a Rosa” e, no lugar de “Atirei o pau no gato” surge o verso “Eu dei leite para o gato”.

“Resolvi reescrever cantigas tradicionais, repensando os valores que transmitimos na formação e na educação dos petizes. Para que não se perdesse a familiaridade ancestral cultivada através de tantas gerações, procurei manter as frases e a sonoridade das palavras, preservando os temas e a ambiência em um clima de divertimento e alegria”, explica Sabetai.  

O disco é composto por 15 canções, sendo todas as adequações das letras de Sabetai Calderoni, a engenharia de som de Adonias Souza Jr., as ilustrações de Noleto e a diagramação de Eduardo Tardiolli. Já os arranjos, voz e instrumentos ficaram por conta de Fábio Cadore, exceção feita as faixas 14 e 15 que contaram com arranjos de Lula Alencar. Todas as faixas do álbum ganharam versões divertidas em vídeos de Alexandre Coscodai e Juliana Nascimento.

“Acredito que propagar musicalmente valores voltados à ética, ao afeto e à sociabilidade cooperativa não farão mal a ninguém e talvez ajudem um pouco a melhorar o mundo”, finaliza o músico. Abaixo, ele explica os porquês das adaptações feitas nas letras.

Compositor explica adaptações nas cantigas tradicionais:

“Em vez de atirar o pau no gato, preferi dar leite para o gato. Também achei melhor o cravo brincar com a rosa e parar de brigar com ela. Além disso, na hora do bebê dormir, dispensei a presença pavorosa da cuca, do boi da cara preta e do bicho papão. Maltratar um felino, ferir quem se ama e assustar o bebê não me pareceram boas ideias a serem propagadas, geração após geração, através de melodiosas cantigas. Fui as lágrimas quando soube que Samba Lelê estava doente, com a cabeça quebrada e quiseram tratar a pobrezinha com lambadas e palmadas.” 

Vídeos:

O Sapo já Lava o Pé: https://youtu.be/xpnlVoy92RY

Samba Lelê Tá Contente: https://youtu.be/ZIfb73bo2hg

Eu Dei Leite para o Gato: https://youtu.be/q70Zk9YPHrQ

Lista de Canções:

1 – Eu dei leite para o gato;
2 – O Cravo brincou com a rosa;
3 – Nana neném / Boi que é meu amigo
4 – Bicho pimpão;
5 – O sapo já lava o pé;
6 – Samba Lelê tá contente;
7 – Eu sou rico, rico, rico;
8 – A tartaruga diz que tem;  
9 – Pai Francisco entrou na roda;
10 – A canoa voou;
11 – Marche soldado da paz;
12 – Achei no Itororó;
13 – Caxangá com a vovó;
14 – Filhos na floresta;
15 – Gnomos.

Gostou do nosso conteúdo? Receba o melhor da Canguru News semanalmente no seu e-mail.

Verônica Fraidenraich
Editora da Canguru News, cobre educação há mais de dez anos e tem interesse especial pelas áreas de educação infantil e desenvolvimento na primeira infância. É mãe do Martim, 9 anos, sua paixão e fonte diária de inspiração e aprendizados.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui