Artigos
O que autoestima tem a ver com criatividade?

A criatividade é uma das principais habilidades requeridas neste século 21, segundo diversas pesquisas das áreas de economia, negócios e educação. Educar crianças com atenção para manter acesa nelas a chama criativa, o pensamento crítico e flexível é requisito básico para possibilitar um futuro próspero nossos filhos e mais sustentável para o mundo.
Amor, Limites e Liberdade Criativa são os três fatores cruciais que, quando equilibrados, definem uma educação coerente e catalisadora da criatividade, compondo o que defini como a Tríade da Educação Criativa.
Leia também: Que tipo de relação você está construindo com o seu filho?
O pilar amor pressupõe assegurar à criança que ela é amada incondicionalmente. Este pilar também é imprescindível para a formação de uma autoestima saudável – o que quer dizer que a criança tem uma imagem positiva de si mesma. Por isso, é tão importante investir energia para descobrir se a criança se sente realmente amada. Muitas vezes, pais e mães esforçam-se para fazer o impossível pelo filho, enquanto o que mais faria sentido para ele seria um gesto pequeno e simples. Temos que conhecer se nossos filhos gostam mesmo de beijos e abraços ou de palavras ou de gestos.
Enquanto construímos a autoestima de nossos filhos com base no nosso amor incondicional e respeitoso, nutrimos na criança sua segurança de ser quem ela é – o que lhe confere coragem para se expressar autenticamente.
Para criarmos um adulto criativo, portanto, é preciso investirmos nisso. A criatividade não se realiza apenas sendo imaginada ou idealizada. Seu efeito está em ser expressa, compartilhada e aplicada. E, para isso, é preciso coragem, ousadia e segurança.
Leia também: Filhos com deficiência pedem pais com eficiência
Uma criança amada tem sua autoestima fortalecida, cresce segura, autêntica e é, portanto, mais capaz de aplicar sua criatividade, para seu próprio benefício ou da comunidade ou do negócio em que estiver inserido futuramente.
Quer receber mais conteúdos como esse? Clique aqui para assinar a nossa newsletter.
- Quando a escola machuca: por que alunos negros ainda sofrem três vezes mais bullying?
- Você sabe o que os pais millennials estão fazendo que pode mudar o mundo?
- O erro comum que quase todo adulto comete diante de uma picada de escorpião em crianças
- Os 3 aplicativos para controlar o uso de telas que podem salvar a rotina digital da sua família (e devolver sua paz)
- O dia em que Felipe viu o “mamá novo” da mãe e algo inesperado virou conversa sobre corpo, maternidade e mudança
Bianca Solléro
Bianca Solléro é mãe da Elisa e do Filipe. Psicóloga, arteeducadora e arteterapeuta, com aperfeiçoamento em Gestão de Pessoas pela FGV. É uma TEDx speaker e autora do livro 'Pare de perguntar o que seu filho vai ser'.
VER PERFILAviso de conteúdo
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita. O site não se responsabiliza pelas opiniões dos autores deste coletivo.
Veja Também
98% dos profissionais desenvolvem competências importantes para a carreira depois de terem filhos
Levantamento inédito mostra que pais e mães valorizam mais o trabalho, mas ainda enfrentam desafios, como falta de apoio e...
Estes 4 hábitos simples ajudam as crianças a começarem o dia mais calmas e felizes
Você não vai levar nem 10 minutos para transformar a maneira de iniciar a rotina com seus filhos, com mais...
Comer fruta é um drama na sua casa? Nutricionista ensina 4 estratégias para aumentar aceitação
Crianças brasileiras consomem menos frutas do que o recomendado, segundo pesquisa do IBGE. Aqui, nutricionista infantil dá dicas para incentivar...
Ultraprocessados ameaçam saúde das crianças e UNICEF acende alerta global
Nova revisão reúne as evidências mais recentes sobre os impactos dos ultraprocessados no desenvolvimento de crianças e adolescentes e reforça...






