O audiolivro “Makiko e Tatuiuiú: Guardiões da Natureza” foi disponibilizado pela autora e escritora Dulce Auriemo no Youtube. O objetivo é contribuir com a oferta de conteúdos infantis e educativos neste período de isolamento social. A obra, lançada originalmente em 2010, é sobre dois animaizinhos que são amigos: o macaco Makiko e o tatu Tatuiuiú. Eles nasceram (no mesmo dia!) e cresceram na Floresta Amazônica, a maior floresta tropical do mundo. Sempre preocupados com a devastação de seu próprio habitat, eles fazem de tudo para protegê-lo, sendo considerados “Guardiões da Natureza”.
A obra tem como foco as crianças em idade escolar, contém sete capítulos e é narrada pela própria Dulce. Makiko toca pandeiro e Tatuiuiú toca berimbau e os sons dos instrumentos embalam a narração, que também conta com sons da floresta. “Efeitos sonoros possibilitam maior fascínio à criança. Têm o poder de provocar fortes sentimentos de surpresa, curiosidade, espanto, medo, alegria. Além de estimular a percepção auditiva”, afirma Dulce.
A autora orienta pais ou responsáveis a preparar as crianças para ouvir o audiolivro, deixando-as confortáveis e motivadas a ouvir. “Cabe, também, interromper a narração e fazer um questionamento às crianças, para sentir a sua capacidade de observação”, sugere. “Dividir os capítulos, deixando o suspense final para ser contado depois, em outro dia, poderá despertar ainda mais a curiosidade”, acrescenta.
Leia também – Livros e gibis digitais gratuitos para incentivar a leitura das crianças na quarentena
Dulce Auriemo é idealizadora do Projeto Espantaxim e o Castelinho Mágico, obra literomusical infantil da qual Makiko e Tatuiuiú fazem parte. O projeto tem músicas, narrativas e ilustrações com o foco de ajudar as crianças a descobrirem o mundo à sua volta. No site do Espantaxim, é possível descobrir mais sobre seus personagens.
O projeto também organiza, desde 2010, o “Concurso Literário Infantil – Prêmio Espantaxim”, que ocorre a cada dois anos. A edição de 2020 tem como tema as Quatro Estações e teve seu prazo para participação adiado para o segundo semestre: anteriormente, a premiação ocorreria no dia 17 de abril, mas uma nova data ainda será definida. Crianças de todo o país na faixa etária de 7 a 12 anos de idade podem enviar redações, mensagens ou poesias para concorrer.
O audiolivro “Makiko e Tatuiuiú: Guardiões da Natureza” está disponível no canal do Projeto Espantaxim no Youtube. Clique aqui para conferir.
Quer receber mais conteúdos como esse? Clique aqui para assinar a nossa newsletter.