Artigos
Mostra no Sesc: para aprender mais sobre artistas indígenas
Artistas de povos indígenas de diversos países estão reunidos em mostra em cartaz no Sesc Vila Mariana – uma oportunidade para que as crianças aprendam mais sobre a cultura desses povos. “Encontros Ameríndios” traz produções de artistas indígenas do Brasil, Panamá, Canadá e Peru, e propõe uma aproximação das manifestações culturais desses povos, a partir das pinturas com pigmentos naturais e os trabalhos com arte digital, garantindo reflexões sobre ancestralidade e temas contemporâneos.
Sob coordenação de Sylvia Caiuby Novaes e curadoria de Aristoteles Barcelos Neto, a exposição estará disponível até dia 13 de fevereiro de 2022 e poderá ser visitada presencialmente no Sesc, de forma gratuita, porém, é preciso realizar o agendamento da visita com antecedência.
Representatividade da arte ameríndia
A mostra conta com 45 obras, entre pinturas, desenhos, arte digital, bordados e entalhes em madeira. São cerca de 30 artistas apresentados, dos quatro países diferentes da América.
“Encontros interculturais e intercomunitários são amplamente valorizados pelos índios tanto da Amazônia quanto da Colúmbia Britânica que, com suas famosas Potlatch, se reúnem para celebrar sua ancestralidade e riqueza cultural e material. Os artistas reunidos nesta exposição são os protagonistas de novas possibilidades dialógicas entre as estéticas, técnicas artísticas e criatividades ameríndias”, afirma Barcelos Neto.
Do Canadá, destacam-se Alano Edzerza, artista multimídia do povo Tahltan e o trabalho de esculturas dos irmãos Gwaai e Jaalen Edenshaw, artistas Haida.
Do Panamá, vale mostrar às crianças os trabalhos com sobreposições de tecidos, assim como os padrões geométricos bordados produzidos pelo povo Shipibo-Konibo, do Peru. Por fim, do Brasil, serão exibidas pinturas de artistas Huni Kuin do coletivo MAHKU.
Apesar de apresentarem recursos plásticos e estilísticos diferentes, as produções são inspiradas por conhecimentos ancestrais, apresentando temas sobre relações cosmológicas, ecológicas e mitológicas.
Leia também: Museu da Língua Portuguesa reabre com novidades e protocolo rígido
Serviço
Exposição “Encontros Ameríndios”
Data: de 31 de julho de 2020 a 13 de fevereiro de 2021, de terça-feira a domingo
Local: Sesc Vila Mariana
Link para agendamento: https://www.sescsp.org.br/programacao/223500_EXPOSICOES
Leia também: Veja os bonecos amarelos e outras obras de “OsGêmeos” em tour virtual
[mc4wp_form id=”26137″]
Amanda Nunes Moraes
Estudante de Jornalismo da Faculdade Cásper Líbero apaixonada por escrever e contar histórias. Sempre viveu imersa no mundo das artes, é muito curiosa e adora o universo da educação.
VER PERFILAviso de conteúdo
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita. O site não se responsabiliza pelas opiniões dos autores deste coletivo.
Veja Também
5 jeitos de identificar o uniforme das crianças – e nunca mais perder roupa na escola
As peças do uniforme escolar são todas iguais e muito fáceis de serem confundidas, quando a criança coloca em qualquer...
Saiu o trailer oficial de Toy Story 5 e nós, pais, vamos ficar tão ansiosos quanto as crianças para assistir
A sequência do filme promete falar de um tema que é relevante para os pequenos, mas que também é uma...
Bateria de botão: o perigo silencioso que pode corroer o esôfago do seu filho em apenas 2 horas
Pequenas e brilhantes, podem ser atraentes para crianças que adoram colocar tudo na boca. No entanto, quando engolidas, elas podem...
8 coisas que seu filho aprende com os Jogos de Inverno, mesmo vivendo longe da neve
Muito além do pódio, as modalidades na neve e no gelo ensinam às crianças sobre persistência, trabalho em equipe, emoções...










