O bebê consegue enxergar ao nascer?

Entenda como se desenvolve a percepção visual do seu filho à medida que ele cresce e quando passa a enxergar completamente; ilustração simula a visão do bebê ao longo dos meses

8577
Bebê na cama olha para pai bem próximo
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

Meu bebê pode enxergar? Ele enxerga as cores? Como ele enxerga? Pode reconhecer meu rosto?  Essas são perguntas frequentes das mamães e papais de primeira viagem sobre a visão do bebê. Neste texto iremos esclarecer todas essas dúvidas.

Dentro da barriga da mãe o ambiente é escuro, e após o nascimento o bebê necessita de uma adaptação à claridade e às tonalidades do seu novo ambiente. Da mesma forma que irá aprender a engatinhar, andar e falar, o bebê treinará sua visão, que se desenvolverá ao longo do tempo.

O bebê recém-nascido já enxerga, porém consegue ver apenas objetos até 30 cm de distância, pouco focalizados e praticamente em preto e branco. Nessa fase, eles têm grande preferência pela face humana, principalmente a da mãe. 

A partir dos dois meses de idade, os bebês começam a focalizar melhor, sua gama de cores aumenta e passam a enxergar objetos localizados a até 50 cm de distância. Além disso, a coordenação do movimento ocular melhora significativamente, o que permite que eles consigam seguir um objeto com o olhar. É nessa idade que o bebê começa a enxergar com um pouco mais de profundidade. 

Aos três meses de idade, os bebês já têm uma visão tridimensional e se tornam capazes de seguir objetos e pessoas com o olhar. Aos 4 meses conseguem enxergar todas as cores e podem prever o movimento de um objeto. Isso significa que, ao jogar uma bola na sua frente, o bebê pode imaginar para onde ela vai e seguir o trajeto com os olhos. Nessa idade ele já pode reconhecer pessoas.

Aos 6 meses de idade, a visão do bebê é muito similar à de um adulto. Veja abaixo simulação da visão do bebê nos com o passar dos meses.

Desenho de ursinho desfocado em diferentes versões mostra como é a visão do bebê nos primeiros meses de vida

LEIA TAMBÉM:


Gostou do nosso conteúdo? Receba o melhor da Canguru News semanalmente no seu e-mail.

2 COMENTÁRIOS

  1. Uma dúvida: como se sabe que é assim a visão dos bebês? Quer dizer, que tipo de teste fizeram para chegar a essa conclusão? Queria achar o material científico que relata isso.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui