Artigos
A influência da psicologia das cores nos ambientes infantis
As cores podem beneficiar as crianças de várias maneiras, desde estimular a curiosidade e a criatividade, até ajudá-las a se concentrar melhor. Nos ambientes infantis, criar uma história visual ou explorar diferentes tonalidades das cores têm o poder de afetar nossas emoções e até mesmo nosso comportamento, trazendo benefícios significativos aos pequenos. Muitos arquitetos e designers de interiores utilizam na decoração o conceito da psicologia das cores, que se baseia em análises do cérebro humano para interpretar os diferentes tons e quais são as emoções e sensações que eles trazem.
Segundo a arquiteta Hana Lerner, o uso das cores pode oferecer uma camada extra de conforto, ajudando a criança a se sentir segura e protegida em seu espaço. “As cores certas têm o poder de transformar um espaço e criar um ambiente encorajador. Nos espaços infantis, os princípios da psicologia da cor são especialmente importantes, pois podem ajudar a fomentar qualidades como felicidade e criatividade”, explica.
Ela diz que estudos já mostraram como a cor pode ser uma ferramenta poderosa para favorecer o aprendizado e o desenvolvimento. E lembra que além das cores, aspectos como a iluminação, a decoração e o arranjo dos móveis também devem estar em harmonia favorecendo assim o bem-estar infantil.
LEIA TAMBÉM:
Da arte da parede colorida aos móveis com acentos brilhantes, há muitas formas de tornar os ambientes infantis aconchegantes e divertidos. “Ao procurar decorações e móveis para o quarto das crianças, considere opções de cores que sejam alegres, calmantes e convidativas. Pense sobre o tipo de emoção que você quer que seu filho experimente no espaço deles”, sugere Hana.
Tons de vermelho remetem a energia e força, enquanto os azuis passam uma sensação de tranquilidade. Abaixo, veja definição de cores segundo o livro Psicodinâmica das cores em comunicação, de Modesto Farina.
Entenda o significado das cores
Azul: transmite harmonia, simpatia, confiança, amizade, tranquilidade e paz. É a cor do infinito, do céu, do entorno, vista como a cor de preferência por aproximadamente metade da população mundial.
Amarelo: remete a alegria, espontaneidade, ação, poder, impulsividade, dinamismo.
Vermelho: proporciona energia, força, sensualidade, consumismo, revolução; interfere no sistema nervoso simpático sendo responsável pelos estados de alerta.
Verde: mistura do amarelo e do azul, sugere calma, frescor, esperança, amizade e equilíbrio. Além de todas as conexões com a ecologia e a natureza.
Fonte: Livro Psicodinâmica das cores em comunicação, de Modesto Farina, 2006, Editora Blucher.
Canguru News
Desenvolvendo os pais, fortalecemos os filhos.
VER PERFILAviso de conteúdo
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita. O site não se responsabiliza pelas opiniões dos autores deste coletivo.
Veja Também
8 cuidados com o uso de maquiagem nas crianças no Carnaval
As cores e o brilho fazem parte das fantasias e brincadeiras. No entanto, é importante lembrar que a pele das...
Caru: a primeira inteligência artificial criada para apoiar mães na vida real
Imagine ter uma rede de apoio disponível 24 horas por dia, direto no WhatsApp, pronta para responder às dúvidas do...
Já ouviu falar na regra 2-2-2? Dica simples pode salvar seu relacionamento
Com trabalho, filhos, compromissos e mil coisas na cabeça, se organizar para garantir um tempo de qualidade a dois é...
10 nomes de menina discretamente inspirados na Disney (e fáceis de usar no Brasil)
Como Moana e Elsa talvez fiquem muito evidentes, selecionamos opções menos óbvias, mas que têm relação com as personagens. Confira!






