A arte de se relacionar com o filho adolescente

Psiquiatra Wimer Bottura fala sobre a adolescência e dá conselhos aos pais: mais escuta e diálogo, menos intervenção e perfeccionismo

1632
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

A adolescência, na perspectiva dos pais, talvez seja o período de maiores dificuldades de relacionamento com os filhos. Neste episódio da série “Conversas sobre Educação Parental”, da Canguru News, conversamos com o psiquiatra e psicoterapeuta Wimer Bottura sobre o tema.

Bottura ressalta que as verdadeiras relações amorosas, como as que são construídas entre pais e filhos, geram incômodo e momentos de raiva, que precisam ser administrados. Além disso, o psiquiatra pontua que muitas vezes a rebeldia adolescente é agravada quando os filhos percebem que não há espaço de diálogo com seus pais. Ouvir é sempre o melhor remédio, diz o médico. Respeitar a privacidade do adolescente também é algo crucial. Lembre-se de que você também já foi adolescente, pontua o psiquiatra.

Outro conselho importante de Bottura: nenhum pai será amigo do filho, assim como nenhum filho será amigo do pai, por mais próximos que sejam. Há questões da vida íntima dos filhos que os pais não devem e não precisam saber, ele aconselha. Veja a íntegra da entrevista, em que ele aborda ainda o tema ansiedade na adolescência.


LEIA TAMBÉM


DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui