Artigos
CCBB lança projeto digital com atividades para crianças, famílias, educadores e artistas
O Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) está lançando o projeto #CCBBeducativoEmCasa, iniciativa 100% digital do Programa CCBB Educativo, que estimula a criação por meio de processos pedagógicos e artísticos. Começando na primeira semana de junho, o CCBB oferecerá atividades e programação gratuita para crianças, famílias, educadores e artistas através do programa. O objetivo do CCBB é continuar proporcionando arte e educação, agora por meio de conteúdos digitais.
“O #CCBBEducativoEmCasa é um projeto cultural 100% digital que faz parte do movimento #CCBBemCasa, um conjunto de ações virtuais iniciadas quando os CCBBs fecharam suas portas físicas como medida de prevenção à proliferação do novo coronavírus”, explica Paulo Bouças, Gerente Executivo da Diretoria de Marketing e Comunicação do Banco do Brasil. As atividades presenciais foram suspensas temporariamente nas quatro unidades (Belo Horizonte, Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo) em março deste ano, por causa do isolamento social pela pandemia de coronavírus.
Na programação infantil, a ação “Historietas” promove contação de histórias. Um dos títulos escolhidos para essa atividade é o “Família Mobília”, livro de estreia da artista Tatiana Blass, que conta a história de uma família formada por móveis de uma residência. Outra leitura será do livro “Espia das Montanhas”, da autora Ana Carolina Neves, que conta a história de Zinho, um homem que, ao perder a visão, passa a enxergar a partir dos outros sentidos – olfato, paladar, audição, e tato – antes de partir com sua irmã em busca de um milagreiro.
Leia também – Covid-19 e as crianças: o que diz a ciência
O “Historietas” conta com artistas convidados como Denilson Baniwa, Gisela Motta, Guilherme Teixeira, Gustavo Gaivota, Leo Ladeira, Lia Chia, Tatiana Blass, o grupo Giramundo, entre outros. “Nesse momento em que os eventos presenciais no CCBB estão suspensos, o #CCBBeducativoEmCasa é uma janela virtual de arte e educação, aberta para a conexão entre a cultura e o processo educativo de crianças, jovens e suas famílias”, ressalta Claudio Mattos, Gerente Geral do CCBB São Paulo.
Ainda entre as atividades para crianças, o CCBB apresenta o “Lugar de Criação”, que propõe, semanalmente, atividades e brincadeiras que visam engajar crianças e suas famílias em experiências de pesquisa e criação artística, a partir de materiais disponíveis em casa. O projeto aconselha que as crianças guardem as atividades que forem fazendo em uma pasta ou caderno e que os pais compartilhem nas redes sociais usando a #CCBBeducativoEmCasa. As atividades são conduzidas pela equipe do JA.CA Centro de Arte e Tecnologia.
Para os adultos, especialmente educadores e artistas, o #CCBBeducativoEmCasa apresenta:
- Cursos aplicados por profissionais convidados de diversas áreas, com intérprete de Libras;
- “Visitas Mediadas” por quatro exposições em cartaz nas unidades do CCBB: “Vaivém”, em Belo Horizonte, “Linhas da Vida – ChiharuShiota”, de Brasília, “Ivan Serpa – A Expressão do Concreto”, do Rio de Janeiro, e “Egito Antigo – do Cotidiano à Eternidade “, de São Paulo;
- “Visitas Patrimoniais” para conhecer a história do Banco do Brasil e do CCBB e viajar, virtualmente, para as cidades onde os Centros estão localizados;
- Uma série de webinários e artigos sobre arte-educação, elaborados por convidados e especialistas da área.
Leia também – Crianças que se recusam a usar máscara: o que fazer?
As agendas de atividades serão divulgadas semanalmente. A programação estará disponível no site do CCBB Educativo, no site do Banco do Brasil e nas redes sociais dos CCBBs. Várias atividades da programação do #CCBBeducativoEmCasa estarão acessíveis em Libras. Mais informações e outros conteúdos também estão reunidos no Arquivo Vivo do site do Programa CCBB Educativo.
Redes sociais
Belo Horizonte – Instagram | Facebook | Twitter
Brasília – Instagram | Facebook | Twitter
Rio de Janeiro – Instagram | Facebook | Twitter
São Paulo – Instagram | Facebook | Twitter
Quer receber mais conteúdos como esse? Clique aqui para assinar a nossa newsletter. É grátis!
Heloisa Scognamiglio
Jornalista formada pela Unesp. Foi trainee do jornal O Estado de S. Paulo e colaboradora em jornalismo da TV Unesp. Na faculdade, atuou como repórter e editora de internacional no site Webjornal Unesp e como repórter do Jornal Comunitário Voz do Nicéia. Também fez parte da Jornal Jr., empresa júnior de comunicação, e teve experiências como redatora e como assessora de comunicação e imprensa.
VER PERFILAviso de conteúdo
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita. O site não se responsabiliza pelas opiniões dos autores deste coletivo.
Veja Também
Por que as festas de fim de ano são tão difíceis para crianças com seletividade alimentar (e como ajudar de verdade)
Pratos desconhecidos, aromas novos e comentários de familiares podem transformar a ceia em um enorme desafio emocional para crianças seletivas....
Menores fora das redes: a exclusão da Austrália é cuidado ou ilusão?
Primeiro país a adotar a medida, a Austrália reacende um debate global entre famílias, escolas e governos: como proteger crianças...
Seu filho não precisa sentar no colo do Papai Noel; 4 cuidados essenciais para crianças neurodivergentes
Com preparo, respeito ao ritmo da criança e uma boa dose de acolhimento, a magia do Natal pode ser especial...
A infância em looping: o que a denúncia contra o TikTok revela para nós, mães
Para o Instituto Alana, mecanismos como rolagem infinita, autoplay e recompensas digitais funcionam como gatilhos de vício, desrespeitando as normas...





