Artigos
CCBB lança projeto digital com atividades para crianças, famílias, educadores e artistas
O Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) está lançando o projeto #CCBBeducativoEmCasa, iniciativa 100% digital do Programa CCBB Educativo, que estimula a criação por meio de processos pedagógicos e artísticos. Começando na primeira semana de junho, o CCBB oferecerá atividades e programação gratuita para crianças, famílias, educadores e artistas através do programa. O objetivo do CCBB é continuar proporcionando arte e educação, agora por meio de conteúdos digitais.
“O #CCBBEducativoEmCasa é um projeto cultural 100% digital que faz parte do movimento #CCBBemCasa, um conjunto de ações virtuais iniciadas quando os CCBBs fecharam suas portas físicas como medida de prevenção à proliferação do novo coronavírus”, explica Paulo Bouças, Gerente Executivo da Diretoria de Marketing e Comunicação do Banco do Brasil. As atividades presenciais foram suspensas temporariamente nas quatro unidades (Belo Horizonte, Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo) em março deste ano, por causa do isolamento social pela pandemia de coronavírus.
Na programação infantil, a ação “Historietas” promove contação de histórias. Um dos títulos escolhidos para essa atividade é o “Família Mobília”, livro de estreia da artista Tatiana Blass, que conta a história de uma família formada por móveis de uma residência. Outra leitura será do livro “Espia das Montanhas”, da autora Ana Carolina Neves, que conta a história de Zinho, um homem que, ao perder a visão, passa a enxergar a partir dos outros sentidos – olfato, paladar, audição, e tato – antes de partir com sua irmã em busca de um milagreiro.
Leia também – Covid-19 e as crianças: o que diz a ciência
O “Historietas” conta com artistas convidados como Denilson Baniwa, Gisela Motta, Guilherme Teixeira, Gustavo Gaivota, Leo Ladeira, Lia Chia, Tatiana Blass, o grupo Giramundo, entre outros. “Nesse momento em que os eventos presenciais no CCBB estão suspensos, o #CCBBeducativoEmCasa é uma janela virtual de arte e educação, aberta para a conexão entre a cultura e o processo educativo de crianças, jovens e suas famílias”, ressalta Claudio Mattos, Gerente Geral do CCBB São Paulo.
Ainda entre as atividades para crianças, o CCBB apresenta o “Lugar de Criação”, que propõe, semanalmente, atividades e brincadeiras que visam engajar crianças e suas famílias em experiências de pesquisa e criação artística, a partir de materiais disponíveis em casa. O projeto aconselha que as crianças guardem as atividades que forem fazendo em uma pasta ou caderno e que os pais compartilhem nas redes sociais usando a #CCBBeducativoEmCasa. As atividades são conduzidas pela equipe do JA.CA Centro de Arte e Tecnologia.
Para os adultos, especialmente educadores e artistas, o #CCBBeducativoEmCasa apresenta:
- Cursos aplicados por profissionais convidados de diversas áreas, com intérprete de Libras;
- “Visitas Mediadas” por quatro exposições em cartaz nas unidades do CCBB: “Vaivém”, em Belo Horizonte, “Linhas da Vida – ChiharuShiota”, de Brasília, “Ivan Serpa – A Expressão do Concreto”, do Rio de Janeiro, e “Egito Antigo – do Cotidiano à Eternidade “, de São Paulo;
- “Visitas Patrimoniais” para conhecer a história do Banco do Brasil e do CCBB e viajar, virtualmente, para as cidades onde os Centros estão localizados;
- Uma série de webinários e artigos sobre arte-educação, elaborados por convidados e especialistas da área.
Leia também – Crianças que se recusam a usar máscara: o que fazer?
As agendas de atividades serão divulgadas semanalmente. A programação estará disponível no site do CCBB Educativo, no site do Banco do Brasil e nas redes sociais dos CCBBs. Várias atividades da programação do #CCBBeducativoEmCasa estarão acessíveis em Libras. Mais informações e outros conteúdos também estão reunidos no Arquivo Vivo do site do Programa CCBB Educativo.
Redes sociais
Belo Horizonte – Instagram | Facebook | Twitter
Brasília – Instagram | Facebook | Twitter
Rio de Janeiro – Instagram | Facebook | Twitter
São Paulo – Instagram | Facebook | Twitter
Quer receber mais conteúdos como esse? Clique aqui para assinar a nossa newsletter. É grátis!
Heloisa Scognamiglio
Jornalista formada pela Unesp. Foi trainee do jornal O Estado de S. Paulo e colaboradora em jornalismo da TV Unesp. Na faculdade, atuou como repórter e editora de internacional no site Webjornal Unesp e como repórter do Jornal Comunitário Voz do Nicéia. Também fez parte da Jornal Jr., empresa júnior de comunicação, e teve experiências como redatora e como assessora de comunicação e imprensa.
VER PERFILAviso de conteúdo
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita. O site não se responsabiliza pelas opiniões dos autores deste coletivo.
Veja Também
Gripe K e H3N2: o que os pais precisam saber sobre a “nova gripe” que acendeu alerta no mundo
Variante do Influenza já tem primeiro caso identificado no Brasil. Segundo especialistas, a vacinação continua sendo a principal proteção para...
Por que o refluxo atinge quase todas as gestantes (e o que realmente vale a pena fazer)?
Alterações hormonais e o crescimento do útero aumentam o risco de azia e regurgitação. Gastroenterologista ensina medidas simples — e...
Entrada, prato e sobremesa: 3 receitas práticas para facilitar o Natal
A palavra do fim de ano é “simplificar”. Que tal começar pela ceia?
Por que as festas de fim de ano são tão difíceis para crianças com seletividade alimentar (e como ajudar de verdade)
Pratos desconhecidos, aromas novos e comentários de familiares podem transformar a ceia em um enorme desafio emocional para crianças seletivas....






