Leia com seu filho: 2 livros que tratam de pequenos paradoxos da vida

A analogia dos animais com o ser humano e a relatividade das coisas, a depender do ponto de vista do leitor, são o foco dos livros destacados este mês pelo escritor Leo Cunha

610
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

É na infância que aprendemos os tamanhos, as distâncias, as medidas, as cores… quase tudo o que nos ajuda a conhecer e dar sentido para o mundo que nos rodeia. Mas quem disse que esse mundo faz sempre sentido? Que nada! Muitas vezes, ele pode ser bem confuso, ilógico e inesperado. Na coluna deste mês, destaco dois livros que exploram os paradoxos para o leitor infantil.

Capa do livro Altos e baixos

ALTOS E BAIXOS

Livro de estreia da autora Giovana Madalosso na literatura infantil, ALTOS E BAIXOS fala dos divertidos paradoxos da vida (não necessariamente) animal. Sem ser um texto narrativo, traz das fábulas a provocante e inevitável analogia do ser humano – seu comportamento, seus desafios e possibilidades – com os bichos. “Já pensou que bacana ser um camaleão e mudar de cor toda hora? Mas não deve ser mole combinar os sapatos com uma roupa mutante”. Um livro divertido e provocante, com ilustrações da sempre surpreendente Ionit Zilberman.

Capa do livro É muito pouco

É MUITO POUCO

Já É MUITO POUCO, da escritora Márcia Leite, propõe um jogo lógico e lúdico, a partir das proporções. Uma hora pode ser pouco pra brincar no parque com os amigos. Mas é muito quando estamos esperando uma festa começar. Tomar dois goles d’água pode ser pouco quando estamos com sede. Mas engolir duas colheres daquele xarope amargo… aí já é muito, muito ruim. Afinal de contas: tudo depende de nossas referências e expectativas, é ou não é?


Ficha Técnica:
ALTOS E BAIXOS. Texto de Giovana Madalosso, com ilustrações de Ionit Zilberman. Ed. Leiturinha, 2021.
É MUITO POUCO. Texto de Márcia Leite, imagens de Orlando. Editora Maralto, 2012.

Sobre os autores:
Giovana Madalosso paranaense, é um dos principais nomes da nova literatura brasileira, e agora estreia nos livros para a infância 
Ionit Zilberman, israelense radicada em São Paulo, é ilustradora e artista plástica.
Marcia Leite, paulista, é professora, escritora premiada e editora de livros para crianças e jovens.
Orlando Pedroso, paulista, é artista gráfico e ilustrador.


LEIA TAMBÉM


Gostou do nosso conteúdo? Receba o melhor da Canguru News semanalmente no seu e-mail.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui