O amarelo na retina das memórias das meninas

687
livro amarelo
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

Não sei se por serem mulheres, as autoras; ou por serem meninas as personagens; ou por ser o vasto interior do Brasil, a semente das lembranças que brotam a cada página lida; ou por ser o amarelo a cor que brilha em mim quando as leio. Tudo isso me impeliu ao título da coluna. Há quem vá dizer que reúno esses livros por ser março, mês da morada do Dia Internacional da Mulher. Ora, estão aqui, juntos, pois não consegui esperar até a coluna de abril para falar sobre eles, afinal, estão aqui, principalmente, por serem dois livros absurdamente belos e bem escritos.

Em HONORINA, uma menina narra suas lembranças da avó – que dá título ao livro – ao pé do fogão a lenha de uma casa em Ouro Preto (MG). Conta também da sua trisavó, que trabalhava – “não por vontade própria” – nas minas de ouro (olha aí o amarelo) daquela região. Era tanto ouro que sempre ficava pó do minério escondido nos cabelos, ao sair da mina. Em casa, ela recolhia o pó sobre um pano branco e guardava como uma poupança que tinha nobre serventia: comprar a liberdade de muitos escravos. Texto e ilustrações ofertam a nós, leitores, nas entrelinhas, um pouco da força, inteligência, beleza e afeto das mulheres negras de Minas Gerais.

A menina de O ACORDEÃO VERMELHO narra a vida em torno de um rio repleto de emoções. Um rio que leva e traz. Um rio amarelo. O texto, belo, preciso, nos apresenta quatro mulheres. Fortes, cada uma, no seu domínio. O uso da cor amarela nas ilustrações foge do comum. É precioso. Ao ler o livro, penso no sertão nordestino. A editora é de Lagoa dos Gatos, no agreste pernambucano. Pode ser tão de lá, a história. Mas pode ser qualquer sertão. Até o que carregamos no peito, pode ser. O acordeão do título surge como uma chuvinha leve no final da tarde. E enche a vida da gente de alegria e esperança. Acompanha o livro um CD com duas músicas.

Ficha técnica dos livros:

HONORINA. Texto e ilustrações de Regina Miranda. 32 páginas. Editora Compor, 2020.
Sobre a autora: Regina Miranda, mineira, é escritora, ilustradora e artista plástica, com cerca de 50obras publicadas no Brasil e no exterior.

O ACORDEÃO VERMELHO. Texto de Katia Gilaberte. Imagens de Luciana Grether. 40 páginas. Editora Caleidoscópio, 2019.
Sobre os autores: Kátia Gilaberte, carioca, atualmente radicada em Recife, é escritora, diplomata e fotógrafa. Luciana Grether, carioca, é ilustradora e professora de artes e design da PUC-RIO.

Quer receber mais conteúdos como esse? Clique aqui para assinar a nossa newsletter.

Tino Freitas
Escritor, jornalista, contador de histórias e mediador de leitura do projeto Roedores de Livros (DF). Alguns dos seus livros já receberam importantes prêmios, como o Prêmio Jabuti, o Selo Altamente Recomendável para Crianças, da FNLIJ, além de integrar seleções de destaque (Selo DISTINÇÃO da Cátedra Unesco de Leitura PUC-RIO e Os 30 Melhores Livros do Ano, da Revista Crescer e Catálogo de Bologna). Foto: Andressa Anholete

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui