A inflação voltou a ser um tema constante na rotina dos brasileiros. A alta dos preços, sobretudo dos alimentos, pesa no bolso e pode até levar a mudanças no cardápio e busca por receitas baratas.
Na transição entre setembro e outubro, o preço de alimentos e bebidas voltou a subir. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que já soma o valor acumulado de 10,25% nos últimos 12 meses, apresentou um aumento geral maior entre um mês e outro no grupo de Alimentação e Bebidas: 1,27% em setembro, para 1,38% em outubro. Esse índice serve como uma forma de calcular a variação dos preços de produtos no comércio, para o público. Na prática, tomate, batata-inglesa e frango em pedaços somam as maiores porcentagens de aumento esse mês, e impactaram ainda mais as compras no mercado.
Entretanto, apesar da subida no preço de alguns alimentos, outros se mantiveram em queda, e se tornaram opções mais baratas de consumo. Pensando nisso, a Canguru News conversou com o chef de cozinha Fernando Sichin, de Balneário Camboriú (SC), bacharel em gastronomia pela Univali-BC, professor e empreendedor, e pediu receitas feitas com alimentos que tiveram queda nos índices de inflação entre setembro e outubro segundo variações do IPCA e IPCA-15.
O chef enviou cinco sugestões de receitas baratas, práticas e saborosas para fazer em casa para as crianças, variar o cardápio e driblar a alta dos preços, a partir desses alimentos. Confira:
1- Arroz doce
Essa sobremesa pode ter gosto de infância para muitos pais, e certamente é uma boa pedida para os filhos também – especialmente no contexto atual, em que o arroz passou por uma redução de preços no IPCA-15 de outubro (-1,06%), completando o nono mês consecutivo em queda. Para fazer numa tarde de domingo, de sobremesa para o jantar ou comer em família em outra ocasião, o arroz doce é uma opção fácil e certeira. Além disso, conta também com o leite condensado como ingrediente, que já apresenta queda nos preços há três meses seguidos, incluindo em setembro (-3,32%).
Ingredientes
- 1 xícara e 1/2 de arroz
- 2 xícaras e 1/2 de água
- 5 xícaras de leite
- 2 colheres de baunilha
- 1 lata de leite condensado
- 1 lata de creme de leite
- Açúcar a gosto
- Canela em pó ou em lascas
Modo de preparo
Em uma panela, coloque a água, o arroz e a canela e deixe ferver até secar a água. Depois, coloque o leite, a baunilha, o açúcar e o leite condensado, mexendo sempre. Deixe ferver por 15 minutos e coloque o creme de leite, mexa. Ferva por mais 5 minutos e pronto! Polvilhe com canela, e sirva quente ou frio, conforme o gosto.
2- Sopa cremosa de couve-flor
A couve-flor está com baixas de preço desde junho, e, no último mês, teve uma queda percentual de -11,66%, a maior da tabela de alimentos do IPCA. Com isso, Fernando dá uma sugestão de sopa cremosa de couve-flor que pode conquistar o paladar dos pequenos e o bolso dos pais, como uma boa opção entre receitas baratas. Você vai precisar de:
Ingredientes
- 1 couve-flor
- 1 cebola
- 2 dentes de alho
- 1 litro de caldo de frango
- 200 g de creme de leite
- 2 colheres de manteiga
- Sal, pimenta do reino e noz-moscada a gosto
Modo de preparo
Refogue a cebola, o alho e a couve flor na manteiga até amolecer. Adicione o caldo, cozinhando bem até ficar macio. Em seguida, bata no liquidificador até obter um purê, de modo que fique totalmente cremoso. Volte ao fogo baixo por 10 minutos. Coloque sal, pimenta e uma pitada de noz-moscada.
Por fim, adicione o creme de leite e deixe alguns minutos no fogo, sempre mexendo. Sirva e decore com os floretes de couve flor.
LEIA TAMBÉM:
3- Anéis de cebola
Receitas com cebola podem ser difíceis de apresentar às crianças, mas os onion rings prometem ser uma boa opção. A receita consiste em pedaços de cebola empanados em formato de círculo, como um anel, e consegue mascarar o sabor mais forte da cebola, ao formar uma camada crocante em torno dela.
A cebola vem apresentando quedas significativas no preço desde maio de 2021, e manteve a tendência em setembro e outubro. Nessa receita, como ingrediente principal, pode ser servida como um eventual petisco, sozinha ou acompanhada de algum molho de sua preferência.
Ingredientes
- 1 cebola grande
- 100g farinha de trigo
- 2 ovos
- 100g farinha de rosca
- Sal a gosto
- Óleo para fritura
Modo de preparo
Corte as cebolas em rodelas de um dedo de espessura e solte os anéis. Coloque em um recipiente com água na geladeira por 30 min.
Após o processo, tire as cebolas da água e retire o excesso de umidade com papel toalha. Separe a farinha de trigo em um recipiente, os ovos batidos com garfo em outro recipiente e, por fim, a farinha de rosca em outro recipiente para empanar a cebola.
Empane os anéis de cebola passando na farinha de trigo, depois no ovo e por último na farinha de rosca, nessa ordem. Depois de empanar, pré-aqueça o óleo em 180º e frite as cebolas até que fiquem douradas.
4- Morango com chocolate
O morango com chocolate é uma combinação muito querida pelas crianças, e pode ser preparada em parceria com elas. Apesar de ter apresentado uma alta de 2,11% em agosto, no mês de setembro o morango voltou a cair, com um percentual de -7,27%. A fruta pode ser consumida pura, como ingrediente de sucos naturais e sobremesas diversas. Nessa versão escrita pelo chef Fernando, o ingrediente vem acompanhado de chocolate. Confira:
Ingredientes
- 1 bandeja de morangos
- 2 barras de chocolate amargo
- Palitos de dente
- Papel manteiga ou papel alumínio
Modo de preparo
Higienize todos os morangos em água corrente e retire o excesso de umidade com papel toalha. Corte o chocolate em pedaços menores e leve para derreter em banho maria.
Em seguida, espete os morangos pelo pedúnculo e passe no chocolate derretido. Após banhado no chocolate, disponha sobre o papel manteiga ou alumínio e leve para geladeira por 30 min. Depois é só se deliciar.
5- Salada de repolho (coleslaw)
Última indicação entre as receitas baratas para fugir da alta do preços, a coleslaw é uma receita clássica americana, e pode ser apreciada de diversas formas: tanto sozinha, quanto como um ingrediente extra de um lanche ou sanduíche natural. Aproveitando a queda de -9,99% do repolho em sua variação mensal do IPCA mais recente, de setembro, pode ser um bom momento para tentar uma receita nova, como a coleslaw, e aproveitar seus benefícios nutricionais para as crianças. Confira a receita de Fernando Sichin:
Ingredientes
- 1/2 repolho
- 1 cenoura
- 2 colheres de sopa de salsinha picada
- 3 colheres de maionese
- Sal e pimenta a gosto
Modo de preparo
Cortar o repolho bem fininho, ralar a cenoura e misturar com o repolho picadinho em um recipiente.
Temperar com maionese, salsinha, sal e pimenta do reino a gosto.
LEIA TAMBÉM:
Este artigo é verdadeiramente incrível. Você tem uma forma única de tratar este assunto complexo e o tornar acessível para o leitor. As sugestões e informações apresentadas foram extremamente úteis. Mantenha o excelente trabalho.